- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Fechamos um acordo para a libertação dos reféns em Gaza', anuncia Trump

© AP Photo / Mariam DaggaPalestinos comemoram o anúncio iminente do acordo de cessar-fogo entre o Hamas e Israel, em Khan Yunis. Faixa de Gaza, 15 de janeiro de 2025
Palestinos comemoram o anúncio iminente do acordo de cessar-fogo entre o Hamas e Israel, em Khan Yunis. Faixa de Gaza, 15 de janeiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2025
Nos siga no
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, anunciou na tarde desta quarta-feira (15) que os EUA fecharam um acordo para a liberação dos reféns israelenses que foram levados para a Faixa de Gaza.

"Temos um acordo para reféns no Oriente Médio. Eles serão libertados em breve", escreveu Trump na rede social Truth Social.

Trump acrescentou que sua administração continuará a promover a ideia de "paz através da força" no Oriente Médio e a expandir os Acordos de Abraão, iniciativa de paz lançada em 2020 pela gestão Trump e continuada pelo governo do presidente americano, Joe Biden. O pacto visa normalizar as relações entre Israel e os países árabes e contou com a adesão de Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Marrocos.

"Continuaremos a promover a paz através da força na região, enquanto aproveitamos a oportunidade após esse cessar-fogo para expandir ainda mais os históricos Acordos de Abraão", escreveu Trump.

Paraquedistas israelenses durante uma operação na Faixa de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2025
Panorama internacional
Analista explica se Israel planeja remodelar o Oriente Médio por meio de conflitos em 2025
Ele afirmou que sua equipe de segurança, por meio de seu enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff, continuará a trabalhar para que o Oriente Médio "nunca mais se torne um porto seguro para terroristas".
Segundo Trump, o acordo só foi possível de acontecer graças à sua vitória nas eleições presidenciais. Semanas antes, ele havia afirmado que os responsáveis ​​pela tomada de reféns no Oriente Médio pagariam um "preço infernal" se os capturados não fossem libertados antes de ele assumir oficialmente o cargo, em 20 de janeiro.
O republicano frisou que os responsáveis ​​por esses crimes contra a humanidade seriam punidos mais do que qualquer pessoa na história americana.
Anteriormente, o canal de TV Al Jazeera informou que o movimento palestino deu consentimento aos mediadores para concluir um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza e a troca de prisioneiros.
A notícia também foi veiculada pela emissora israelense Kan, citando fontes norte-americanas, israelenses e árabes envolvidas na negociação, que confirmaram a informação em condição de anomimato.
"A crise nas negociações foi resolvida", disse a autoridade israelense à emissora.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discursa na 79ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 27 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2025
Panorama internacional
Mídia: prestes a assinar um acordo de cessar-fogo, Hamas vê sua força aumentar aos milhares
O Hamas, por sua vez, divulgou um comunicado pedindo que os palestinos não retornem imediatamente às suas casas e aguardem até que os termos do acordo sejam totalmente definidos e colocados em prática, uma vez que ainda há alguns pontos em discussão.
O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu também apontou que há pendências a serem resolvidas.

"Vários pontos não resolvidos permanecem no acordo, e esperamos que os detalhes sejam acordados esta noite", disse o gabinete em comunicado.

O acordo de cessar-fogo é assinado após meses de negociação em Doha, mediada pelo Catar e com participação dos EUA, principal aliado de Israel. Biden e Trump vinham disputando a posição de responsável pelo acordo. O atual presidente dos EUA vinha atuando para acelerar a assinatura antes do fim de seu mandato, enquanto Trump credita o pacto à sua postura incisiva contra o Hamas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала