- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Cúpula Putin-Trump pode ser um '1º passo sábio' para a nova administração dos EUA, diz especialista

© Sputnik / Vladimir RodionovBandeiras da Finlândia, EUA, Rússia e OTAN em Helsinque nas vésperas da cúpula russo-norte-americana e da visita do presidente russo Boris Yeltsin à Finlândia, 20-22 de março de 1997
Bandeiras da Finlândia, EUA, Rússia e OTAN em Helsinque nas vésperas da cúpula russo-norte-americana e da visita do presidente russo Boris Yeltsin à Finlândia, 20-22 de março de 1997 - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2025
Nos siga no
Após o fracasso da política externa da administração de Joe Biden, Richard Black, do think tank do Instituto Schiller nas Nações Unidas, contou à Sputnik suas expectativas sobre a próxima reunião entre o novo presidente norte-americano Donald Trump e o presidente russo Vladimir Putin.
Uma reunião entre o presidente russo Vladimir Putin e o novo presidente dos EUA, Donald Trump, pode ser um "primeiro passo sábio" para a nova administração dos EUA para evitar a escalada em direção a uma terceira guerra mundial, dado o "fracasso completo" da política externa da administração cessante, disse Richard Black, representante do think tank do Instituto Schiller nas Nações Unidas em Nova York, à Sputnik.

"A intenção declarada de Trump de se encontrar com o presidente Putin, logo após assumir o cargo, é um sinal esperançoso de que a marcha atual, muito real, dirigida pela Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN] para a Terceira Guerra Mundial pode ser interrompida", afirma Black.

Segundo o especialista, "o presidente Putin deixou claro que está aberto ao diálogo, se for baseado no respeito mútuo e no estabelecimento de uma nova arquitetura de segurança que garanta a segurança da Federação da Rússia. Tal reunião Trump-Putin seria um primeiro passo sábio para a nova administração dos EUA".

O especialista chamou "guerra econômica maciça e ilegal — mal nomeadas de sanções", apoio militar à Ucrânia, esforços para armar Taiwan e financiar a guerra genocida de Israel em Gaza como alguns dos itens da "triste lista de fracassos da política externa de Biden".

Soldados do agrupamento de tropas russo Tsentr (Centro) na zona da operação especial na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2025
Panorama internacional
Trump promete encerrar o conflito na Ucrânia e evitar a 3ª Guerra Mundial (VÍDEOS)
Em vez de preservar o domínio estratégico anglo-americano global, o governo Biden contribuiu para a mudança do "centro da história" para a Eurásia e o Sul Global, à medida que mais e mais nações expressam interesse em se juntar ao grupo de economias emergentes, BRICS, disse Black.
Em dezembro de 2024, Trump disse que esperaria por uma reunião com Putin após o presidente russo expressar prontidão para contatos pessoais com seu homólogo norte-americano. Nesta segunda-feira (20), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que não havia preparativos substantivos em andamento para uma reunião com Trump, mas sugeriu a presença de vontade política, pois "tais contatos seriam muito, muito necessários e aconselháveis". No entanto, Trump disse que gostaria de realizar uma reunião "muito rapidamente" já na terça-feira (21) após assumir o cargo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала