Professor expõe condições para resolução do conflito ucraniano que serão catastróficas para Trump
03:52 18.01.2025 (atualizado: 04:55 18.01.2025)
© AP Photo / Evan VucciO presidente eleito dos EUA, Donald Trump, discursa durante uma entrevista coletiva em Mar-a-Lago, 16 de dezembro de 2024
© AP Photo / Evan Vucci
Nos siga no
Se o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, não conseguir chegar a um acordo para pôr fim ao conflito na Ucrânia, sua reputação será irreparavelmente prejudicada aos olhos do mundo, disse o professor John Mearsheimer ao canal no YouTube Daniel Davis/Deep Dive.
"Se os ucranianos forem derrotados e o conflito for congelado, isso será um desastre para Trump porque vai parecer como se ele tivesse perdido a guerra", explicou ele.
O especialista também expressou plena confiança de que, apesar de todas as especulações em torno do fim do conflito ucraniano, o futuro chefe da Casa Branca tem apenas duas opções: aceitar todas as exigências da Rússia e firmar um acordo de paz ou continuar a guerra que os EUA e o Ocidente perderão junto com Kiev.
Além disso, o professor acredita que a própria Ucrânia não terá escolha senão aceitar as exigências de Moscou, mesmo apesar das "dificuldades políticas" associadas a isso. "Acho que eles têm de aceitar a maioria das condições [de Vladimir Putin]. Eles não têm outra escolha – estão perdendo no campo de batalha", resumiu Mearsheimer.