- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

TikTok remove vídeo falso de Haddad após notificação da AGU

© Foto / Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência BrasilMinistro da Fazenda, Fernando Haddad participa do programa "Bom Dia, Ministro", em Brasília (DF). Brasil, 12 de setembro de 2024
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad participa do programa Bom Dia, Ministro, em Brasília (DF). Brasil, 12 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2025
Nos siga no
A plataforma digital TikTok removeu nesta terça-feira (21) um vídeo manipulado por inteligência artificial em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defende a "taxação de pobres" e "impostos do cachorrinho de estimação".
A retirada ocorreu impulsionada pela Advocacia-Geral da União (AGU), que enviou uma notificação para a empresa na noite de ontem (20). O vídeo começou a circular no início do mês e foi desmentido pelo ministro em coletiva de imprensa. Na semana passada, a Meta (cujas atividades são proibidas na Rússia por serem consideradas extremistas) também removeu o conteúdo após outra notificação.
De acordo com a AGU, o mesmo usuário postou o conteúdo que havia sido retirado do ar. No vídeo falso, Haddad teve suas falas adulteradas com base na tecnologia de deepfake, que viola o direito à informação, garantido pela Constituição, ao disseminar declarações falsas.
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o presidente da França, Emmanuel Macron, na Expo Dubai, em 2 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2025
Panorama internacional
Macron busca ajuda de Lula para enfrentar disseminação de fake news nas redes da Meta
Ainda de acordo com a Advocacia-Geral da União, o vídeo "extrapola os limites da liberdade de expressão", gerando desinformação, que é proibida pelo TikTok, conforme seus termos de uso. A Polícia Federal analisa a abertura de um inquérito para investigar a autoria do vídeo.
Também na semana passada, uma série de notícias falsas a respeito de uma norma da Receita Federal sobre movimentações via Pix fez o governo recuar. A medida ampliava o monitoramento de transações financeiras via Pix e cartão de crédito em bancos digitais, fintechs e instituições de pagamento.
O recuo foi anunciado por Haddad e pelo secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. No lugar, entrará uma medida provisória que proíbe a cobrança diferenciada de pagamentos em Pix e dinheiro.
Os bancos tradicionais continuam a ser obrigados a informar as transações à Receita.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала