- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Assessor de Zelensky não viu, mas critica plano dos EUA para Ucrânia, chamando-o de 'fracassado'

© AP Photo / Efrem LukatskyBandeira ucraniana ao lado da cruz do monastério Pecherskaya Lavra e o Monumento da Terra-Mãe em Kiev, Ucrânia, 22 de novembro de 2022
Bandeira ucraniana ao lado da cruz do monastério Pecherskaya Lavra e o Monumento da Terra-Mãe em Kiev, Ucrânia, 22 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2025
Nos siga no
Um possível plano da administração norte-americana para a solução do conflito ucraniano, que inclui a realização de eleições na Ucrânia, vai falhar, disse à Reuters um assessor de comunicação do presidente ucraniano, Dmitry Litvin.
O problema das eleições na Ucrânia é um ponto-chave na agenda das futuras negociações de paz, pois o presidente russo Vladimir Putin disse repetidamente em suas últimas entrevistas que qualquer acordo de paz deve ser assinado por um líder legítimo do país.
O mandato do atual líder ucraniano, Vladimir Zelensky, expirou em 20 de maio de 2024. A eleição presidencial na Ucrânia em 2024 foi cancelada, sob o pretexto da lei marcial e da mobilização.
Em uma entrevista à Reuters, o enviado especial para a Ucrânia na equipe de Trump, Keith Kellogg, disse que os EUA consideram necessário realizar eleições legislativas e presidenciais na Ucrânia, possivelmente até o final de 2025.
Militares ucranianos ao lado de bandeiras e fotografias ucranianas colocadas em memória de civis e soldados mortos durante o conflito, na Praça da Independência, no centro de Kiev, 20 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2025
Panorama internacional
Analista: Trump deveria acabar com o conflito na Ucrânia enquanto Kiev ainda tem algumas opções
O assessor de Zelensky afirmou na última conversa com a agência que Kiev não pode avaliar de forma completa a posição de Kellogg, porque não viu a entrevista, mas apenas algumas citações.

"Mas se o plano dele for apenas um cessar-fogo e eleições, será um plano fracassado – Putin não será intimidado apenas por essas duas coisas", disse Litvin.

De acordo com ele, a Ucrânia queria ver uma abordagem "mais profunda" dos principais parceiros de Kiev para a solução do conflito.
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, fala durante uma coletiva de imprensa em seu resort em Mar-a-Lago. Flórida, 7 de janeiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2025
Panorama internacional
EUA estão em conversas 'muito sérias' com a Rússia para encerrar conflito na Ucrânia, revela Trump
Além disso, uma questão separada é a proibição legislativa de a Ucrânia efetuar negociações com Putin, emitida ainda em 2022 por Zelensky.
O presidente russo explicou que se, de acordo com a lei, as negociações estão proibidas, então no futuro o seu resultado, se eventualmente tiverem lugar, pode ser declarado ilegítimo.
Portanto, Putin disse que ainda é difícil falar a sério sobre as negociações de paz, enquanto a proibição estiver em vigor.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала