- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Sem Orçamento de 2025 aprovado, Haddad faz críticas ao Congresso e garante recursos para Plano Safra

© Sputnik / Vitaly Timkiv / Acessar o banco de imagensVista mostra espigas de trigo durante colheita nos campos da empresa Progress Agro na região de Krasnodar, Rússia
Vista mostra espigas de trigo durante colheita nos campos da empresa Progress Agro na região de Krasnodar, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2025
Nos siga no
Conforme anúncio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, realizado nesta sexta-feira (21), o governo federal vai editar uma medida provisória que libera recursos para o Plano Safra, que corria o risco de ser paralisado. Política é considerada crucial para reduzir o preço dos alimentos no Brasil.
O programa corria o risco de ser interrompido em meio à falta de aprovação pelo Congresso do Orçamento para 2025. Com a medida provisória, as linhas de crédito para produtores rurais serão normalizadas a partir da próxima semana. Além disso, Haddad garantiu que as regras do arcabouço fiscal serão cumpridas mesmo após a edição da medida. Ao todo estão previstos R$ 4 bilhões em recursos.

"Está dentro do arcabouço. É um crédito extraordinário formalmente porque não há outra solução possível neste momento em que o Orçamento não foi aprovado. O presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] disse que, em virtude do ritmo em que as coisas estão, em relação ao Orçamento, não podemos aguardar a aprovação. O ministro do TCU [Tribunal de Contas da União] deixou claro que, sem essa solução, não haveria possibilidade de execução do Plano Safra", disse Haddad a jornalistas em São Paulo.

Ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, no evento de assinatura do protocolo de intenções entre a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e a pasta para o programa Acredita no Primeiro Passo, no Rio de Janeiro (RJ), em 20 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2025
Notícias do Brasil
Descarte de alimento para manipular preço é 'irresponsabilidade social', diz Wellington Dias (VÍDEO)
Além disso, Haddad criticou a demora dos parlamentares em votar o Orçamento, que só deve passar pelo Plenário após o Carnaval. "É uma informação que eu tenho, que sequer o relatório foi apresentado ainda, ou será apresentado no curto prazo", acrescentou.
A paralisação do Plano Safra, que concede financiamentos a juros menores do que o praticado no mercado, poderia também, segundo o governo, acelerar a alta dos alimentos. Isso por conta dos possíveis impactos na produção agropecuária.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала