- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pela 1ª vez em 20 anos, Israel invade a Cisjordânia com tanques; 40 mil palestinos são deslocados

© AP Photo / Majdi MohammedTanques israelenses avançam em direção ao campo de Jenin, na Cisjordânia. Palestina, 23 de fevereiro de 2025
Tanques israelenses avançam em direção ao campo de Jenin, na Cisjordânia. Palestina, 23 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2025
Nos siga no
Três campos de refugiados palestinos no norte da Cisjordânia foram desocupados pelo Exército israelense. Ação gerou entre moradores o temor de uma nova Nakba, episódio em que 700 mil palestinos foram expulsos de seus lares após a primeira guerra árabe-israelense (1947-1948).
As Forças de Defesa de Israel (FDI) enviaram tanques para a Cisjordânia neste domingo (23), pela primeira vez em 20 anos. Pelo menos 40 mil palestinos foram deslocados de suas casas como resultado da operação, que escalou a ação militar de Israel contra a Palestina, região que abrange a Faixa de Gaza e a Cisjordânia.
Segundo noticiou o portal Al Jazeera, a ação gerou entre moradores o temor de uma nova Nakba, termo em árabe que significa "catástrofe" ou "desastre" e é usado para designar o êxodo de mais de 700 mil palestinos expulsos de seus lares, após a primeira guerra árabe-israelense (1947-1948).
Plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2024
Panorama internacional
Assembleia Geral das Nações Unidas aprova cúpula para criar Estado palestino; EUA se abstêm
A ordem para a entrada de tanques na Cisjordânia foi dada pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em resposta a explosão de três ônibus vazios em Tel Aviv, na quinta-feira (20). Os veículos estavam em estacionamentos em uma área de subúrbio quando explodiram e não houve vítimas. A polícia local iniciou uma investigação, que apura a suspeita de ação terrorista.
Ao emitir a ordem para a entrada de tanques na Cisjordânia, o gabinete de Netanyahu descreveu as explosões como uma tentativa de ataque em massa.
Também neste domingo, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, anunciou que o Exército israelense ordenou a desocupação de três campos de refugiados palestinos no norte da Cisjordânia e proibiu o retorno dos moradores.
"Quarenta mil palestinos já deixaram os campos de refugiados de Jenin, Tulkarem e Nur Shams. Esses campos agora estão vazios", afirmou Katz.
Katz acrescentou que os soldados israelenses devem se preparar para uma estadia prolongada na região ao longo do ano e não devem permitir o retorno dos moradores.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала