- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel tem chance de pacificar relações com Síria, mas não a usa, diz especialista

© AP Photo / Serviço de Imprensa do Governo de Israel O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (sem óculos e sem capacete), visita as forças israelenses em zona desmilitarizada dentro do território da Síria, em 17 de dezembro de 2024
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (sem óculos e sem capacete), visita as forças israelenses em zona desmilitarizada dentro do território da Síria, em 17 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2025
Nos siga no
Israel está perdendo a oportunidade histórica de normalizar as relações com a Síria, se enganando por escalá-las, disse à Sputnik Osama Dannoura, escritor e cientista político sírio.

"Assim, Israel escolheu a abordagem errada em relação à Síria desde o início, optando pela escalada como uma alternativa malsucedida em vez de aproveitar uma oportunidade histórica existente para abrir caminho para a paz", ressaltou Dannoura.

Ele também opinou que as ações de Israel podem ser consideradas uma tentativa de impedir que o Estado sírio estabeleça a soberania e o direito ao território apesar das afirmações oficiais de Damasco sobre que a Síria nova não ameaçará ninguém e está preocupada apenas com os assuntos da sua política interna.

Desde a derrubada do ex-presidente Bashar al-Assad na Síria, no final do ano passado, e a transferência de poder para a oposição, Israel renegou os acordos de retirada com o Estado vizinho, expandiu seu controle sobre as regiões do sul, exigindo sua desmilitarização e prometendo proteger a população drusa local, além de bombardear regularmente depósitos de armas e outras instalações militares.

Combatentes do Hamas em formação antes da libertação planejada de reféns israelenses a serem entregues à Cruz Vermelha, na Faixa de Gaza, 22 de fevereiro de 2025. - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2025
Panorama internacional
Hamas vai libertar reféns restantes somente após o cumprimento do acordo por Israel, diz mídia

"O comportamento militar recente de Israel, as ameaças israelenses constantes e as tentativas de impor zonas desmilitarizadas pela força não dão a impressão de que Israel deseja a paz, apesar do fato de que as ameaças ou os temores invocados por Israel praticamente desapareceram da região sul e até mesmo da geografia da Síria como um todo", sublinhou.

O especialista finalizou que é necessário empenhar todos os esforços políticos e diplomáticos possíveis para impedir tentativas israelenses diretas ou indiretas de interferir a reconstrução da Síria, incluindo qualquer ação ou declaração que viole o território ou a soberania da Síria ou busque expandir a ocupação.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала