- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Europa quer aumentar gastos de defesa como nos tempos da Guerra Fria, diz mídia

© AP Photo / Pool/Christophe Petit-TessonMinistros das Relações Exteriores da UE durante uma reunião sobre defesa europeia e Ucrânia em Paris
Ministros das Relações Exteriores da UE durante uma reunião sobre defesa europeia e Ucrânia em Paris - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2025
Nos siga no
A União Europeia (UE) planeja gastar centenas de bilhões de euros em defesa em meio às demandas do presidente norte-americano Donald Trump para que os países europeus aumentem seus gastos com defesa, relata a agência de notícias Bloomberg.
Destaca-se que o aumento de gastos com defesa proposto por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, seria o maior desde a Guerra Fria.

"A UE está buscando liberar centenas de bilhões de euros em financiamento adicional para a defesa, no que seria a maior iniciativa de segurança da região desde a Guerra Fria", ressalta a agência.

A Bloomberg acrescenta que a nova arquitetura de segurança vai começar a se formar na reunião de emergência dos líderes da UE em 6 de março e em 19 de março uma nova estratégia para o setor de defesa deverá ser apresentada.
Candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump se reúne com Vladimir Zelensky na Trump Tower, em Nova York, em 27 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2025
Operação militar especial russa
Analista: garantias de segurança à Ucrânia estão arrastando EUA para uma guerra com Rússia
No entanto, sublinha a agência, apesar das aspirações, a UE tem dois problemas que seriam difíceis de ser resolvidas. Primeiro, a indústria de defesa europeia não é desenvolvida e não está pronta para rearmamento rápido. Segundo, os estoques de armas europeus estão quase vazios por causa da ajuda à Ucrânia.
Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, criticou repetidamente a Europa por sua baixa contribuição para a capacidade de defesa da OTAN e exigiu que todos os Estados-membros aumentassem os gastos com defesa para 5% do PIB. Entretanto, o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, afirmou que os Estados Unidos ainda não têm planos de reduzir sua presença militar na Europa.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала