- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Canadá deve buscar proteção nuclear contra os Estados Unidos, diz ex-chanceler do país

© AP Photo / Paul SancyaCaminhão cruza a ponte Blue Water, em Port Huron, Ontário, na fronteira Canadá-EUA, que será fechada para tráfego para conter a COVID-19
Caminhão cruza a ponte Blue Water, em Port Huron, Ontário, na fronteira Canadá-EUA, que será fechada para tráfego para conter a COVID-19 - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2025
Nos siga no
A ex-ministra das Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, apelou a Ottawa para recorrer às potências nucleares europeias como dissuasão contra os Estados Unidos “predatórios”.
A ex-vice-primeira-ministra e antiga chanceler do governo de Justin Trudeau é candidata à sucessão do líder do Partido Liberal.
Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, questionou o estatuto de seu vizinho do norte, sugerindo que o país ficaria melhor se fosse o 51º estado dos EUA.
Durante os debates para a liderança do partido na quarta-feira (26), Freeland qualificou as declarações de Trump de querer anexar o Canadá como uma ameaça à segurança nacional.

"O que é diferente sobre este empoderado presidente Trump é que ele está claramente ameaçando nossa soberania e precisamos responder", disse ela. "Os EUA estão se tornando predadores e, portanto, o que o Canadá precisa fazer é trabalhar em estreita colaboração com nossos aliados democráticos, nossos aliados militares", escreve Western Standard.

O presidente dos EUA, Donald Trump, à esquerda, e o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, conversam antes de uma mesa redonda da OTAN no hotel e resort The Grove em Watford, Hertfordshire. Inglaterra, 4 de dezembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2025
Panorama internacional
'Castelo de areia': chegada de Trump nos EUA influenciou queda de Trudeau no Canadá?
Com base em sua experiência como a chefe da diplomacia canadense, Freeland expressou confiança em sua capacidade de angariar o apoio desses países.
"Eu teria certeza de que a França e o Reino Unido nos apoiariam com armas nucleares, e eu estaria trabalhando urgentemente com esses parceiros para construir uma relação de segurança mais estreita que garanta nossa segurança em um momento em que os Estados Unidos podem ser uma ameaça", explicou Freeland.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала