https://noticiabrasil.net.br/20250323/midia-envio-de-veiculos-para-os-eua-se-intensifica-antes-da-rodada-de-tarifas-de-abril-38930067.html
Mídia: envio de veículos para os EUA se intensifica antes da rodada de tarifas de abril
Mídia: envio de veículos para os EUA se intensifica antes da rodada de tarifas de abril
Sputnik Brasil
Empresas como a Hyundai, Kia e Stellantis estão aumentando suas remessas de veículos e componentes essenciais para os EUA para minimizar os impactos econômicos... 23.03.2025, Sputnik Brasil
2025-03-23T06:56-0300
2025-03-23T06:56-0300
2025-03-23T06:56-0300
panorama internacional
américas
donald trump
ásia
méxico
canadá
hyundai
financial times
honda
eua
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e9/03/17/38929803_0:160:3072:1888_1920x0_80_0_0_44d096bd6307729e236ef7f585ac63b4.jpg.webp
As montadoras internacionais estão correndo para enviar veículos e componentes essenciais para os EUA, se antecipando à próxima rodada de tarifas do presidente Donald Trump, que ameaça causar estragos nas cadeias de suprimentos automotivos. Em resposta às solicitações das montadoras, navios de carga foram despachados para a Ásia e Europa transportando "milhares" de veículos a mais do que o normal para os EUA, de acordo com autoridades do setor. Trump disse que tarifas "recíprocas" sobre os parceiros comerciais dos EUA entrarão em vigor no dia 2 de abril — no mesmo dia em que termina uma prorrogação de 30 dias na promessa do presidente de impor tarifas de 25% sobre importações do México e Canadá. As montadoras sul-coreanas Hyundai e Kia estavam entre as que estão tentando enviar mais veículos para os EUA antes do novo prazo. Um funcionário de uma montadora alemã disse à apuração que estava enviando mais veículos da Europa para os EUA para lidar com a ameaça tarifária. A pressa levou a um aumento de 22% nas remessas de veículos da União Europeia (UE) para os EUA em fevereiro, enquanto as do Japão aumentaram 14%. As remessas da Coreia do Sul para a América do Norte aumentaram 15%. As empresas que produzem carros e componentes no México e Canadá também estão se preparando para as novas tarifas. A Honda está tentando antecipar as remessas desses dois países, enquanto a proprietária da Chrysler e da Jeep, Stellantis, disse que estava movendo estoques através da fronteira para suas fábricas nos EUA e produzindo mais veículos durante o hiato de um mês. Outro executivo de logística que trabalha na cadeia de suprimentos de automóveis disse ao FT que os fabricantes de produtos eletrônicos usados em carros, como sistemas de som, estavam "procurando estocar mais nos EUA". A abordagem não é uniforme em todo o setor, no entanto. A Toyota negou estar se antecipando à medida de Trump, e duas transportadoras japonesas relataram à mídia pouca mudança na demanda. Embora o adiamento de 30 dias nas tarifas tenha dado às montadoras mais tempo para pensar em soluções e se antecipar a uma crise, a maior incerteza continua sendo sobre quanto tempo as tarifas podem durar e a quem elas vão ser efetivamente aplicadas.
https://noticiabrasil.net.br/20250312/em-resposta-as-tarifas-de-trump-europa-impoe-tarifas-sobre-mais-de--26-bi-em-produtos-dos-eua-38803045.html
ásia
méxico
canadá
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2025
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e9/03/17/38929803_171:0:2902:2048_1920x0_80_0_0_34ea549855d7479dd9558615f163bf5f.jpg.webpSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
américas, donald trump, ásia, méxico, canadá, hyundai, financial times, honda, eua, setor automotivo, montadoras, tarifas, taxas, comércio, economia
américas, donald trump, ásia, méxico, canadá, hyundai, financial times, honda, eua, setor automotivo, montadoras, tarifas, taxas, comércio, economia
Mídia: envio de veículos para os EUA se intensifica antes da rodada de tarifas de abril
Empresas como a Hyundai, Kia e Stellantis estão aumentando suas remessas de veículos e componentes essenciais para os EUA para minimizar os impactos econômicos das novas taxas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a partir de abril.
As montadoras internacionais estão correndo para enviar veículos e componentes essenciais para os EUA,
se antecipando à próxima rodada de tarifas do presidente Donald Trump, que ameaça
causar estragos nas cadeias de suprimentos automotivos.
Em resposta às solicitações das montadoras,
navios de carga foram despachados para a Ásia e Europa transportando
"milhares" de veículos a mais do que o normal para os EUA, de acordo com autoridades do setor.
De acordo com o Financial Times (FT), Lasse Kristoffersen, presidente executivo da Wallenius Wilhelmsen, principal empresa global de transporte de veículos, disse que havia "mais volume saindo da Ásia do que conseguimos aceitar de nossos clientes". A empresa aumentou a capacidade para atender à demanda, e seria maior se não fosse pela escassez de navios de transporte, afirmou Kristoffersen.
Trump disse que
tarifas "recíprocas" sobre os parceiros comerciais dos EUA entrarão em vigor no dia 2 de abril — no mesmo dia em que termina uma prorrogação de 30 dias
na promessa do presidente de impor tarifas de 25% sobre importações do México e Canadá. As montadoras sul-coreanas Hyundai e Kia estavam entre as que estão tentando enviar mais veículos para os EUA antes do novo prazo.
Um funcionário de uma montadora alemã disse à apuração que estava enviando mais veículos da Europa para os EUA para lidar com a
ameaça tarifária. A pressa levou a um
aumento de 22% nas remessas de veículos da União Europeia (UE) para os EUA em fevereiro, enquanto as do Japão aumentaram 14%. As remessas da Coreia do Sul para a América do Norte aumentaram 15%.
As empresas que produzem carros e componentes no México e Canadá também estão se preparando para as novas tarifas. A
Honda está tentando antecipar as remessas desses dois países, enquanto a proprietária da Chrysler e da Jeep, Stellantis, disse que estava movendo estoques através da fronteira para suas
fábricas nos EUA e produzindo mais veículos durante o hiato de um mês.
Outro executivo de logística que trabalha na cadeia de suprimentos de automóveis disse ao FT que os fabricantes de produtos eletrônicos usados em carros, como sistemas de som, estavam "procurando estocar mais nos EUA".
A
abordagem não é uniforme em todo o setor, no entanto. A Toyota negou estar se antecipando à medida de Trump, e duas transportadoras japonesas relataram à mídia pouca mudança na demanda. Embora o adiamento de 30 dias nas tarifas tenha dado às montadoras mais tempo para pensar em soluções e se antecipar a uma crise, a maior incerteza continua sendo sobre
quanto tempo as tarifas podem durar e a quem elas vão ser efetivamente aplicadas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).