- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lavrov: Witkoff superestima as elites europeias, que não permitem que Zelensky ceda

© Sputnik / Sergey Guneev / Acessar o banco de imagensO ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, na reunião do Conselho Curador do Fundo de Apoio à Diplomacia Pública A.M. Gorchakov, em Moscou
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, na reunião do Conselho Curador do Fundo de Apoio à Diplomacia Pública A.M. Gorchakov, em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2025
Nos siga no
O enviado presidencial dos EUA Steve Witkoff superestima as elites europeias que não querem permitir que o líder ucraniano Vladimir Zelensky faça concessões, disse nesta terça-feira (25) o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, ao canal de TV Pervy.
Anteriormente, Witkoff afirmou à Bloomberg que um cessar-fogo completo na Ucrânia poderia ser alcançado dentro de "algumas semanas". Além disso, em entrevista ao jornalista Tucker Carlson, o representante estadunidense lembrou que a maioria dos cidadãos das quatro novas regiões da Rússia votou em referendos a favor da adesão à federação.

Na opinião de Lavrov, Witkoff "entendeu a essência do conflito, a julgar por suas declarações durante a entrevista com Tucker Carlson, mas superestima significativamente as elites europeias, que querem se agarrar a Zelensky para impedi-lo de ceder".

O presidente russo, Vladimir Putin, durante sua visita à Universidade Estatal de Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2025
Panorama internacional
'Histórico': cúpula em Riad marca início do fim das sanções ocidentais contra a Rússia
O diálogo entre a Rússia e os Estados Unidos é necessário, ressaltou o chanceler russo, e sua retomada significa o retorno à normalidade.

"Acredito que o que vivenciamos sob [o ex-presidente dos EUA] Joe Biden é uma anomalia. Não honra os políticos, especialmente com a experiência de Joe Biden. O fato de termos retomado o diálogo, apesar de sérias divergências, é um retorno à normalidade. Esse diálogo é necessário. Além disso, não é apenas a Ucrânia que está sendo discutida", disse ele.

Lavrov observou que ainda há desacordos entre Moscou e Washington, mas muitos temas são de interesse de ambos os países, como a restauração dos gasodutos Nord Stream (Corrente do Norte).

"O fato de o pessoal de Donald Trump querer tornar essas relações mutuamente benéficas sempre que possível e mutuamente respeitosas quando discordamos, e não permitir que os desentendimentos entre as duas maiores potências nucleares se transformem em confrontos, aqui temos um consenso", declarou Lavrov.

Na mesma entrevista, Lavrov comentou que o trabalho entre as cinco maiores potências nucleares nunca cessou, e que a Rússia está pronta para continuá-lo, disse o ministro das Relações Exteriores russo.

"Não somos contra continuar trabalhando neste formato. A propósito, isso nunca parou."

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала