- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lavrov enfatiza que Kiev 'apoia abertamente' grupos terroristas no Sahel

© Sputnik / Chancelaria da RússiaMinistro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante uma reunião com o ministro das Relações Exteriores e Assuntos Europeus da Eslováquia, Juraj Blanar, à margem da 31ª reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante uma reunião com o ministro das Relações Exteriores e Assuntos Europeus da Eslováquia, Juraj Blanar, à margem da 31ª reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2025
Nos siga no
A Ucrânia, com a conivência de seus patrocinadores ocidentais, está apoiando grupos terroristas na região do Sahel, na África, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante uma coletiva após uma reunião com a Troika do Sahel.

"Alguns atores extrarregionais continuam tentando desestabilizar a região hoje. Entre eles, além dos antigos colonizadores, o regime de Kiev surgiu recentemente, apoiando abertamente grupos terroristas nesta parte da África com a total conivência de seus patrocinadores ocidentais", observou o chanceler russo.

O ministro das Relações Exteriores russo também enfatizou que Moscou vai ajudar os Estados do Sahel (SAE, composto por Burkina Faso, Mali e Níger) a aumentarem suas capacidades de combate.
"Ressaltei a disposição de Moscou de contribuir de todas as maneiras possíveis para fortalecer as capacidades das forças conjuntas dos Estados do Sahel, aumentando a capacidade de combate dessas tropas e das Forças Armadas nacionais de cada um dos três países, bem como treinando soldados e policiais", enfatizou.
Manifestação em apoio à rescisão do acordo militar com a França, Chade, N'Djamena, 25 de janeiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2025
Panorama internacional
Chade tem protesto popular contra França enquanto países do Sahel discutem saída da CEDEAO
Lavrov observou que a Rússia vê a criação da Aliança do Sahel como uma tentativa de criar uma arquitetura de segurança na região. O país eurasiano está pronto para fornecer assistência abrangente à Aliança do Sahel em defesa, segurança e economia, acrescentou.
"Por sua vez, a Rússia está pronta para fornecer assistência abrangente à confederação em suas três áreas prioritárias de atividade. Estas são, primeiro, defesa e segurança, segundo, economia, e terceiro, diplomacia no sentido de participar de processos internacionais", resumiu o chefe da diplomacia russa.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала