Mercenários de Portugal foram eliminados na RPD por russos com uso do lança-chamas Shmel
07:24 03.04.2025 (atualizado: 08:31 03.04.2025)
© AP Photo / Ministério da Defesa da Rússia / APSoldados do Exército russo correm para disparar lança-chamas em direção a posições ucranianas, em 9 de abril de 2024

© AP Photo / Ministério da Defesa da Rússia / AP
Nos siga no
Um grupo de mercenários de Portugal foi eliminado durante ataque repentino ao povoado de Andreevka na República Popular de Donetsk (RPD), disse à Sputnik o oficial da 114ª Brigada das Forças Armadas da Rússia com o codinome Kharam.
Kharam destacou que para liquidar esses portugueses, a sua unidade teve que usar o sistema lança-chamas portátil Shmel.
🇵🇹🪖🗣️ Mercenários de Portugal foram eliminados na RPD por russos com uso do lança-chamas Shmel
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 3, 2025
Siga @sputnik_brasil pic.twitter.com/zkhisGGsFu
"Portugueses, no início de Andreevka [na RPD]. Eles não deixaram a defesa falhar, esses eram portugueses. Eles trabalharam duro por seu dinheiro", relatou o oficial.
Segundo ele, conversação em português foi registrada em interceptações de rádio e a presença dos mercenários foi confirmada mais tarde por crachás e divisas em corpos queimados.
"Eles [mercenários] tinham que ser liquidados de qualquer maneira. Os caras estavam queimando-os com o sistema Shmel", finalizou o interlocutor da Sputnik.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou em 6 de março que as unidades do agrupamento russo Tsentr (Centro) libertaram o povoado de Andreevka, na RPD, como resultado de ações ativas e decisivas.