- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Circo da russofobia na Europa: retórica belicista tenta esconder as rachaduras da União Europeia?

© Sputnik / Natalia SeliverstovaBandeira russa no pináculo do Palácio do Grande Kremlin, Moscou, Rússia, foto publicada em 23 de fevereiro de 2024
Bandeira russa no pináculo do Palácio do Grande Kremlin, Moscou, Rússia, foto publicada em 23 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2025
Nos siga no
As Forças Armadas da Alemanha devem realizar nas próximas semanas exercícios em larga escala para simular um possível "ataque russo" — o mais recente episódio de uma série de declarações e ações russófobas promovidas por líderes políticos do Ocidente.

Os principais porta-vozes da russofobia belicista na Europa:

Alemanha: O país precisa se preparar para uma eventual guerra contra a Rússia, que "há muito tempo opera em economia de guerra e segue se armando", afirmou o ministro da Defesa, Boris Pistorius.
Reino Unido: O presidente russo, Vladimir Putin, estaria "tentando redesenhar o mapa e irá testar os limites" do Artigo 5 da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), declarou o ex-chefe do MI6, Alex Younger, pedindo que o país se prepare para a guerra.
França: A Rússia representa uma ameaça para toda a União Europeia, razão pela qual Paris iniciaria discussões sobre a possibilidade de colocar o bloco sob a proteção do arsenal nuclear francês, disse o presidente Emmanuel Macron.
Polônia: "Não temos dúvidas de que a Rússia é perigosa, por isso fortalecemos sistematicamente as Forças Armadas da Polônia, com armamentos modernos", afirmou o ex-ministro da Defesa Nacional, Mariusz Blaszczak.
União Europeia: "As ações da Rússia representam uma ameaça real e iminente à segurança da UE e à estabilidade do continente europeu. Precisamos resistir às tentativas russas de minar nossa democracia e soberania", declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
As bandeiras da Rússia e da União Europeia (UE) - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2025
Panorama internacional
Cidadãos dos países europeus não veem 'ameaça russa', ao contrário de seus políticos, diz filósofo

Por que a Europa alimenta tensões russofóbicas?

O objetivo parece ser desviar a atenção da crise econômica persistente no bloco e justificar o aumento dos gastos militares. O presidente russo, Vladimir Putin, já afirmou diversas vezes que as especulações sobre uma suposta ofensiva do país contra a Europa são infundadas e completamente absurdas.
Com os países da União Europeia ainda em desacordo sobre uma série de questões internas urgentes, a russofobia aparenta ser o único ponto de convergência capaz de manter o bloco politicamente unido.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала