- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mali acusa Kiev de ameaçar segurança na África e apoiar grupos terroristas, diz chanceler à Sputnik

© AP Photo / Rebecca BlackwellUm homem caminha em frente a um muro pintado com as cores da bandeira do Mali (foto de arquivo)
Um homem caminha em frente a um muro pintado com as cores da bandeira do Mali (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2025
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores do Mali, Abdoulaye Diop, acusou a Ucrânia de representar uma ameaça à segurança no continente africano e classificou o país como um "ator irresponsável". A declaração foi feita em entrevista à Sputnik durante visita oficial a Moscou.

"Devo dizer que o Mali, que também rompeu relações com Kiev, considera a Ucrânia um Estado terrorista, na medida em que manifestou abertamente apoio a grupos terroristas no Sahel, especialmente no Mali — o que resultou na morte de muitos dos nossos soldados e civis. Condenamos esse ato e acreditamos que, de alguma forma, a Ucrânia deve assumir a responsabilidade e evitar ser vista pelos povos africanos como um agente de desestabilização e um ator irresponsável na região", afirmou Diop.

O chanceler maliano participa, ao lado de seus homólogos de Burkina Faso e Níger, de uma visita a Moscou a convite do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. A reunião marca a primeira rodada oficial de consultas entre a Rússia e a recém-formada Aliança dos Estados do Sahel (AES).
Manifestação em apoio à rescisão do acordo militar com a França, Chade, N'Djamena, 25 de janeiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2025
Panorama internacional
Chade tem protesto popular contra França enquanto países do Sahel discutem saída da CEDEAO
Em declaração conjunta após os encontros, os países condenaram "atos de agressão cometidos por Estados que apoiam o terrorismo", com destaque para o que chamaram de "conluio criminoso da Ucrânia com grupos armados terroristas ativos na região do Sahel".
Na última semana, Lavrov afirmou que a Ucrânia, com a conivência de seus patrocinadores ocidentais, está apoiando grupos terroristas na região do Sahel.
"Alguns atores extrarregionais continuam tentando desestabilizar a região hoje. Entre eles, além dos antigos colonizadores, o regime de Kiev surgiu recentemente, apoiando abertamente grupos terroristas nesta parte da África com a total conivência de seus patrocinadores ocidentais", observou o chanceler russo.
O ministro das Relações Exteriores russo também enfatizou que Moscou vai ajudar os Estados do Sahel a aumentarem suas capacidades de combate.
"Ressaltei a disposição de Moscou de contribuir de todas as maneiras possíveis para fortalecer as capacidades das forças conjuntas dos Estados do Sahel, aumentando a capacidade de combate dessas tropas e das Forças Armadas nacionais de cada um dos três países, bem como treinando soldados e policiais", enfatizou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала