- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Zelensky dificulta resolução do conflito, diz Trump: 'Pode fazer a paz ou lutar por mais três anos'

© AP Photo / Sue OgrockiDonald Trump, ex-presidente dos EUA, deixa comício eleitoral em Erie, Pensilvânia, EUA, 29 de julho de 2023
Donald Trump, ex-presidente dos EUA, deixa comício eleitoral em Erie, Pensilvânia, EUA, 29 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.04.2025
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rebateu o que considerou como "declarações inflamatórias" de Vladimir Zelensky à mídia. Segundo o líder da Casa Branca, Kiev ativamente dificulta a resolução do conflito ucraniano ao teimar não reconhecer realidades básicas territoriais.
"São declarações inflamatórias ​​como as de Zelensky que tornam tão difícil a solução desta guerra. Ele não tem nada do que se gabar. A situação da Ucrânia é terrível", disse Trump em uma publicação em sua rede social Truth Social.
A fala de Trump vem em resposta a um recente artigo de capa do Wall Street Times em que o líder do regime de Kiev nega o reconhecimento legal da Crimeia como parte da Rússia.
Escavadora ajuda a limpar destroços da Universidade Estadual de Sumy após ataque de mísseis no dia anterior, em 14 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2025
Operação militar especial russa
Análise: com culpa no cartório, Kiev vai reciclar narrativa de Bucha para explicar ataque em Sumy
"Esta declaração é muito prejudicial às negociações de paz com a Rússia, visto que a Crimeia foi perdida anos atrás sob os auspícios do presidente Barack Hussein Obama e nem sequer é um ponto de discussão", comenta o presidente norte-americano.
Segundo Trump, as afirmações de Zelensky não farão nada "além de prolongar o 'campo da morte'". "E ninguém quer isso! Estamos muito perto de um acordo, mas o homem 'sem cartas para jogar' deve agora, finalmente, FAZÊ-LO [sic]."

"Ele pode ter paz ou lutar por mais três anos antes de perder o país inteiro."

Em entrevista à mídia francesa Le Point nesta quinta-feira (23), Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, destacou que o conflito na Ucrânia terminaria imediatamente se Kiev retirasse suas tropas das quatro regiões consagradas na Constituição da Rússia.
Segundo o representante do governo russo, o presidente Vladimir Putin apoia a ideia de um cessar-fogo completo e do restabelecimento de relações diplomáticas normais entre Moscou e Washington, sem a qual não há solução para o conflito na Ucrânia. Para Peskov, tanto Putin quanto Trump entendem o absurdo de recusar o diálogo e estão unidos pela prontidão para resolver questões complexas.
Soldado da brigada de assalto Veteranos que se infiltrou em Sudzha pelo gasoduto inspeciona veículo ucraniano destruído, em 20 de março de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2025
Panorama internacional
Ataque ucraniano a Sudzha descredibiliza Zelensky na mesa de negociações, dizem analistas
No entanto, alguns pontos precisam ser considerados, como o envio de armas da Europa para Kiev, seu status neutro fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o fato de que Zelensky não possui controle de todas as unidades das Forças Armadas ucranianas.
Essas condições já haviam sido explicitadas anteriormente pela Federação da Rússia, que pede ainda que o Ocidente mantenha o território ucraniano livre de armas nucleares.
Por fim, o porta-voz revelou que preparações para um encontro entre Trump e Putin estão sendo realizadas. "A reunião deve ser bem produtiva. Ambos querem alcançar resultados."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала