- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã está pronto para dar garantias aos EUA sobre a natureza pacífica de seu programa nuclear

© AP Photo / Vahid SalemiCom o rosto pintado nas cores da bandeira iraniana, um homem chora enquanto agita bandeiras iranianas e palestinas no comício anual para marcar o Dia de Quds, ou Dia de Jerusalém, em apoio aos palestinos, em Teerã, Irã, 5 de abril de 2024
Com o rosto pintado nas cores da bandeira iraniana, um homem chora enquanto agita bandeiras iranianas e palestinas no comício anual para marcar o Dia de Quds, ou Dia de Jerusalém, em apoio aos palestinos, em Teerã, Irã, 5 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 11.05.2025
Nos siga no
O Irã está pronto para prestar garantias aos EUA de que seu programa nuclear é pacífico e buscar a suspensão completa das sanções econômicas norte-americanas, disse Abbas Moqtadaei, vice-presidente do Comitê de Segurança Nacional e Política Externa do parlamento iraniano, neste domingo (11).

"Nós [...] declaramos que o Irã está comprometido com atividades nucleares pacíficas e estamos prontos para dar as garantias necessárias a esse respeito. Mas isso não significa de forma alguma um recuo, mas sim parte de nossa política macroeconômica", disse Moqtadaei, citado pela agência de notícias estatal iraniana SNN.

O principal objetivo das negociações é que os EUA suspendam as sanções ao Irã, disse Moqtadaei, acrescentando que o "hype" que rodeia as negociações EUA-Irã na mídia ocidental não é confiável.
A quarta rodada de negociações indiretas, mediadas por Omã, entre o Irã e os EUA sobre o programa nuclear iraniano começou na capital omanense, Mascate, neste domingo, após um intervalo de duas semanas.
Reator nuclear de água de Arak, ao sul da capital iraniana, Teerã, durante visita do então chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, em 23 de dezembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 10.05.2025
Panorama internacional
Irã reforça posição antes de encontro com EUA e afirma que não abrirá mão de seus direitos nucleares
A primeira e a terceira rodadas de negociações indiretas foram realizadas em Mascate nos dias 12 e 26 de abril, enquanto a segunda foi realizada em Roma no dia 19 de abril. As negociações começaram depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, enviou uma carta ao líder supremo do Irã, Ali Khamenei, no início de março, propondo um novo acordo sobre o programa nuclear da República Islâmica e ameaçando-o com força militar caso os esforços diplomáticos fracassassem. O Irã rejeitou negociações diretas, mas concordou com um diálogo indireto.
Em 2015, o Irã assinou um acordo nuclear com a China, França, Rússia, Reino Unido, EUA e Alemanha, bem como com a União Europeia (UE). O acordo comprometeu Teerã a reduzir seu programa nuclear em troca do alívio das sanções. Os EUA se retiraram do acordo em 2018, durante o primeiro mandato de Trump (2017-2021), e reimpuseram sanções a Teerã, levando ao colapso do acordo. Em resposta, o Irã anunciou que reduziria seus compromissos, abandonando as restrições à pesquisa nuclear e ao nível de enriquecimento de urânio.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала