- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Proposta de Putin é um 'grande passo' para a paz, diz deputado Fausto Pinato

© Foto / DivulgaçãoDeputado federal Fausto Pinato, foto de arquivo
Deputado federal Fausto Pinato, foto de arquivo - Sputnik Brasil, 1920, 11.05.2025
Nos siga no
Especiais
À Sputnik Brasil, o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), líder da frente parlamentar Brasil/BRICS, saudou a proposta do presidente da Rússia Vladimir Putin de que delegações russas e ucranianas se encontrem na quinta-feira (15), em Istambul, e comecem a negociar a paz.

"Parabenizo o presidente Putin e faço votos que a paz prevaleça. Que o povo russo e ucraniano possam viver em paz, pois são países irmãos."

Na noite de sábado (10), madrugada de domingo (11) na Rússia, Vladimir Putin reiterou a disponibilidade russa de iniciar conversas com o lado ucraniano sem nenhuma pré-condição. Em seu discurso, o presidente russo destacou que todos os cessar-fogos mediados anteriormente foram violados pelo lado ucraniano.
Foi o caso das tentativas de anos passados e das iniciativas unilaterais declaradas pela Rússia neste ano, como durante a Páscoa e durante as celebrações do Dia da Vitória. Além destes, o fim dos ataques à infraestrutura energética mediado pelos Estados Unidos tampouco foi respeitado pelo lado ucraniano.
"Todos nós sabemos que essa guerra poderia ter sido evitada caso o presidente da Ucrânia não se sujeitasse a ser um fantoche. Que as nações possam pensar por si só e não se deixem usar por interesses militares de outro país", conclui Pinato.
Um soldado ucraniano ajuda um companheiro ferido na estrada em território recuperado na região de Carcóvia, Ucrânia, 12 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 11.05.2025
Panorama internacional
Putin propõe diálogo pela paz sem pré-condições e contorna rejeição de Kiev, aponta analista
Para sediar as conversas, Pudin escolheu Istambul, na Turquia. A cidade foi palco, no passado, de conversas entre os dois lados logo após o início da operação militar especial em 2022. Na época, contudo, o lado ucraniano abandonou as negociações após ordens das lideranças ocidentais, em especial o primeiro-ministro britânico da época Boris Jonhson.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan disse que a Turquia está pronta para sediar as negociações e que espera que elas proporcionem uma solução permanente para o conflito.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também se pronunciou sobre o assunto. Em sua conta no Truth Social ele afirmou que a Ucrânia deveria concordar 'imediatamente' com a proposta de Putin, mas duvidou da capacidade de Zelensky de fazê-lo.
Logos após esse anúncio, Zelensky foi às redes e disse que comparecerá presencialmente a mesa de negociações na quinta-feira (15). O governo turco, entrando, afirmou à Sputnik que não foi informado dos planos de Zelensky de visitar o país.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала