- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Caso Ramagem: Motta pede que STF mantenha decisão da Câmara que suspende ação contra deputado

© Foto / Lula Marques / Agência BrasilHugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, durante entrevista a uma emissora de TV em Brasília (DF). Brasil, 4 de fevereiro de 2025
Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, durante entrevista a uma emissora de TV em Brasília (DF). Brasil, 4 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 13.05.2025
Nos siga no
Na última semana, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a decisão da Câmara que havia suspendido a ação judicial contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) pela tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A decisão talvez beneficiasse os demais réus, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), entrou nesta terça-feira (13) com uma ação no STF em que solicita à Corte que respeite a decisão parlamentar que suspende o processo contra Ramagem.
Na quarta-feira (7), a Câmara dos Deputados votou por paralisar o processo penal que corre no STF contra o parlamentar, argumentando ser seu direito pelo artigo 53 da Constituição Federal. Segundo o texto, o Legislativo tem o poder de suspender o andamento de uma ação contra um de seus membros.
Ex-presidente Jair Bolsonaro durante declaração à imprensa após virar réu no STF. Brasília (DF), 26 de março de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2025
Notícias do Brasil
Projeto da anistia: plano bolsonarista conseguirá fazer Motta refém do PL?
Nas redes sociais, Motta se manifestou contra a decisão da Primeira Turma de invalidar o pleito dos deputados. O líder da Câmara agora leva o embate ao plenário do STF. "Por meio de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), a ser julgada pelo plenário do STF, esperamos que os votos dos 315 deputados sejam respeitados", declarou.

"A harmonia entre Poderes só ocorre quando todos usam o mesmo diapasão e estão na mesma sintonia."

Por unanimidade, a Primeira Turma do STF votou para barrar a proposta da Câmara. Participam do órgão os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (13).
Na sexta-feira (9), no entanto, uma maioria já havia sido formada com os votos do relator, Alexandre de Moraes, Dino e Zanin. É de entendimento do STF que Ramagem só pode ser protegido de crimes praticados após e durante a sua diplomação.
Além disso, segundo os deputados federais, a suspensão do processo contra Ramagem beneficiaria Jair Bolsonaro e os demais investigados, uma vez que foram protocoladas juntas pelo Ministério Público. A interpretação é negada pelos ministros do Supremo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала