https://noticiabrasil.net.br/20250519/putin-e-trump-realizam-conversa-telefonica-39584279.html
Putin e Trump têm conversa 'franca' e 'excelente' sobre conflito ucraniano e comércio bilateral
Putin e Trump têm conversa 'franca' e 'excelente' sobre conflito ucraniano e comércio bilateral
Sputnik Brasil
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu homólogo estadunidense, Donald Trump, conversaram por mais de duas horas por telefone nesta segunda-feira (19)... 19.05.2025, Sputnik Brasil
2025-05-19T11:42-0300
2025-05-19T11:42-0300
2025-05-20T13:54-0300
panorama internacional
rússia
donald trump
vladimir putin
moscou
dmitry peskov
telefonema
conversa telefônica
ucrânia
eua
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e4/07/15/15850810_0:0:2844:1600_1920x0_80_0_0_7f06b99fd3f4c4854aa7f2b764ce9bb1.jpg
Após dialogar com o presidente norte-americano, Vladimir Putin falou à imprensa sobre a ligação entre os dois chefes de Estado. "Significativa, franca e muito útil", descreveu o mandatário russo.Em sua fala a repórteres, Putin agradeceu a Donald Trump pela participação dos Estados Unidos na retomada das negociações diretas Rússia-Ucrânia e na elaboração de um possível acordo de paz."O presidente dos Estados Unidos expressou sua posição pela cessação das hostilidades e, por sua parte, reconheceu que a Rússia também é a favor de uma resolução pacífica para a crise ucraniana.""Estamos prontos para trabalhar em um memorando sobre um possível acordo de paz", disse Putin, especificando que é preciso definir diretrizes, como os princípios do acordo e um cronograma para sua realização. "Incluindo um possível cessar-fogo por um período definido, caso haja um entendimento mútuo."O presidente russo, entretanto, deixou clara a posição de Moscou de que é preciso eliminar as causas profundas que geraram o conflito ucraniano.No geral, descreveu Putin, com a retomada das tratativas em Istambul, a busca por uma solução negociada volta a ganhar concretude. "E isso dá motivos para acreditar que estamos no caminho certo."Por sua vez, o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, comentou que o presidente dos Estados Unidos mantém uma posição neutra e está genuinamente empenhado em resolver o conflito.Dessa forma, a posição norte-americana contrasta com a dos líderes europeus que visam "enfraquecer a Rússia de todas as formas".Trump: 'Conversa foi excelente'Ao comentar o telefonema, Trump confirmou, em suas redes sociais, que as negociações diretas entre Rússia e Ucrânia para um cessar-fogo começarão imediatamente. Segundo o líder da Casa Branca, o tom e o espírito da conversa foram "excelentes".Grande parte do comentário do presidente dos Estados Unidos foi dedicada às relações comerciais de seu país com a Rússia. Assim que acabar o conflito, escreveu Trump, o comércio tende a aumentar "em grande escala" e até mesmo a Ucrânia se beneficiará da retomada comercial.Trump também comunicou ao ucraniano Vladimir Zelensky e a líderes europeus o avanço das conversas e acrescentou que o Vaticano já se ofereceu para sediar as negociações.A última vez que Putin e Trump conversaram por telefone foi no dia 18 de março, quando trocaram opiniões francas e detalhadas a respeito da situação na Ucrânia. Na ocasião, o líder norte-americano desenhou uma proposta de cessar-fogo de 30 dias, enquanto o presidente russo ressaltou a importância de oferecer garantias para o controle efetivo do cessar-fogo.As negociações para a conversa entre os dois presidentes começaram em uma reunião da alta cúpula diplomática dos países no dia 18 de fevereiro, em Riad, quando foram restabelecidos os canais diplomáticos entre Washington e Moscou com a finalidade de encontrar uma saída pacífica para o conflito.
moscou
ucrânia
estados unidos
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2025
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e4/07/15/15850810_0:0:2732:2048_1920x0_80_0_0_a4fe9fc6b3e8455133703c29429dc3f9.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
rússia, donald trump, vladimir putin, moscou, dmitry peskov, telefonema, conversa telefônica, ucrânia, eua, estados unidos, europa, américas, conflito ucraniano, crise ucraniana, paz, negociações de paz, diplomacia
rússia, donald trump, vladimir putin, moscou, dmitry peskov, telefonema, conversa telefônica, ucrânia, eua, estados unidos, europa, américas, conflito ucraniano, crise ucraniana, paz, negociações de paz, diplomacia
Putin e Trump têm conversa 'franca' e 'excelente' sobre conflito ucraniano e comércio bilateral
11:42 19.05.2025 (atualizado: 13:54 20.05.2025) O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu homólogo estadunidense, Donald Trump, conversaram por mais de duas horas por telefone nesta segunda-feira (19). Segundo ambos, a conversa foi bastante construtiva.
Após dialogar com o presidente norte-americano, Vladimir Putin falou à imprensa sobre a ligação entre os dois chefes de Estado. "Significativa, franca e muito útil", descreveu o mandatário russo.
Em sua fala a repórteres, Putin agradeceu a Donald Trump pela participação dos Estados Unidos na retomada das negociações diretas Rússia-Ucrânia e na elaboração de um possível acordo de paz.
"O presidente dos Estados Unidos expressou sua posição pela cessação das hostilidades e, por sua parte, reconheceu que a Rússia também é a favor de uma resolução pacífica para a crise ucraniana."
As conversas russo-ucranianas, lembrou Putin, foram encerradas unilateralmente pela Ucrânia em 2022.
"Estamos prontos para trabalhar em um memorando sobre um possível acordo de paz", disse Putin, especificando que é preciso definir diretrizes, como os princípios do acordo e um cronograma para sua realização. "Incluindo um possível cessar-fogo por um período definido, caso haja um entendimento mútuo."
"A questão, claro, é que os lados russo e ucraniano demonstrem o máximo desejo pela paz e encontrem um meio-termo que agrade a todos".
O presidente russo, entretanto, deixou clara a posição de Moscou de que é preciso eliminar as causas profundas que geraram o conflito ucraniano.
No geral, descreveu Putin, com a retomada das tratativas em Istambul, a busca por uma solução negociada volta a ganhar concretude. "E isso dá motivos para acreditar que estamos no caminho certo."
Por sua vez, o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, comentou que o presidente dos Estados Unidos mantém uma posição neutra e está genuinamente empenhado em resolver o conflito.
Dessa forma, a posição norte-americana contrasta com a dos líderes europeus que visam "enfraquecer a Rússia de todas as formas".
"Uma mediação verdadeira exige equidistância em relação aos dois lados do conflito."
Trump: 'Conversa foi excelente'
Ao comentar o telefonema, Trump confirmou, em suas redes sociais, que as negociações diretas entre Rússia e Ucrânia para um cessar-fogo começarão imediatamente. Segundo o líder da Casa Branca, o tom e o espírito da conversa foram "excelentes".
"Acabei de completar minha ligação de duas horas com o presidente Vladimir Putin, da Rússia. Acredito que correu muito bem… O tom e o espírito da conversa foram excelentes. Se não fossem, eu diria agora, e não mais tarde."
Grande parte do comentário do presidente dos Estados Unidos foi dedicada às relações comerciais de seu país com a Rússia. Assim que acabar o conflito, escreveu Trump, o comércio tende a aumentar "em grande escala" e até mesmo a Ucrânia se beneficiará da retomada comercial.
"Há uma oportunidade enorme para a Rússia criar empregos e riqueza em larga escala. Seu potencial é ilimitado. Da mesma forma, a Ucrânia pode ser uma grande beneficiária do comércio, no processo de reconstrução de seu país."
Trump também comunicou ao ucraniano Vladimir Zelensky e a líderes europeus o avanço das conversas e acrescentou que o Vaticano já se ofereceu para sediar as negociações.
A última vez que Putin e Trump
conversaram por telefone foi no dia 18 de março, quando
trocaram opiniões francas e detalhadas a respeito da situação na Ucrânia.
Na ocasião, o líder norte-americano desenhou uma proposta de cessar-fogo de 30 dias, enquanto o presidente russo ressaltou a importância de
oferecer garantias para o controle efetivo do cessar-fogo.
As negociações para a conversa entre os dois presidentes
começaram em uma reunião da alta cúpula diplomática dos países no dia 18 de fevereiro, em Riad, quando foram restabelecidos os
canais diplomáticos entre Washington e Moscou com a finalidade de
encontrar uma saída pacífica para o conflito.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).