- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Putin e Trump têm conversa 'franca' e 'excelente' sobre conflito ucraniano e comércio bilateral

© AP Photo / Mikhail Klimentiev / SputnikPresidentes de Rússia e EUA, Vladimir Putin e Donald Trump posam lado a lado durante encontro do G20 em Osaka, em 2019
Presidentes de Rússia e EUA, Vladimir Putin e Donald Trump posam lado a lado durante encontro do G20 em Osaka, em 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 19.05.2025
Nos siga no
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu homólogo estadunidense, Donald Trump, conversaram por mais de duas horas por telefone nesta segunda-feira (19). Segundo ambos, a conversa foi bastante construtiva.
Após dialogar com o presidente norte-americano, Vladimir Putin falou à imprensa sobre a ligação entre os dois chefes de Estado. "Significativa, franca e muito útil", descreveu o mandatário russo.
Em sua fala a repórteres, Putin agradeceu a Donald Trump pela participação dos Estados Unidos na retomada das negociações diretas Rússia-Ucrânia e na elaboração de um possível acordo de paz.
"O presidente dos Estados Unidos expressou sua posição pela cessação das hostilidades e, por sua parte, reconheceu que a Rússia também é a favor de uma resolução pacífica para a crise ucraniana."

As conversas russo-ucranianas, lembrou Putin, foram encerradas unilateralmente pela Ucrânia em 2022.

"Estamos prontos para trabalhar em um memorando sobre um possível acordo de paz", disse Putin, especificando que é preciso definir diretrizes, como os princípios do acordo e um cronograma para sua realização. "Incluindo um possível cessar-fogo por um período definido, caso haja um entendimento mútuo."

"A questão, claro, é que os lados russo e ucraniano demonstrem o máximo desejo pela paz e encontrem um meio-termo que agrade a todos".

O presidente russo, entretanto, deixou clara a posição de Moscou de que é preciso eliminar as causas profundas que geraram o conflito ucraniano.
No geral, descreveu Putin, com a retomada das tratativas em Istambul, a busca por uma solução negociada volta a ganhar concretude. "E isso dá motivos para acreditar que estamos no caminho certo."
Por sua vez, o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, comentou que o presidente dos Estados Unidos mantém uma posição neutra e está genuinamente empenhado em resolver o conflito.
Dessa forma, a posição norte-americana contrasta com a dos líderes europeus que visam "enfraquecer a Rússia de todas as formas".

"Uma mediação verdadeira exige equidistância em relação aos dois lados do conflito."

Trump: 'Conversa foi excelente'

Ao comentar o telefonema, Trump confirmou, em suas redes sociais, que as negociações diretas entre Rússia e Ucrânia para um cessar-fogo começarão imediatamente. Segundo o líder da Casa Branca, o tom e o espírito da conversa foram "excelentes".

"Acabei de completar minha ligação de duas horas com o presidente Vladimir Putin, da Rússia. Acredito que correu muito bem… O tom e o espírito da conversa foram excelentes. Se não fossem, eu diria agora, e não mais tarde."

Grande parte do comentário do presidente dos Estados Unidos foi dedicada às relações comerciais de seu país com a Rússia. Assim que acabar o conflito, escreveu Trump, o comércio tende a aumentar "em grande escala" e até mesmo a Ucrânia se beneficiará da retomada comercial.

"Há uma oportunidade enorme para a Rússia criar empregos e riqueza em larga escala. Seu potencial é ilimitado. Da mesma forma, a Ucrânia pode ser uma grande beneficiária do comércio, no processo de reconstrução de seu país."

Trump também comunicou ao ucraniano Vladimir Zelensky e a líderes europeus o avanço das conversas e acrescentou que o Vaticano já se ofereceu para sediar as negociações.
A última vez que Putin e Trump conversaram por telefone foi no dia 18 de março, quando trocaram opiniões francas e detalhadas a respeito da situação na Ucrânia.
Na ocasião, o líder norte-americano desenhou uma proposta de cessar-fogo de 30 dias, enquanto o presidente russo ressaltou a importância de oferecer garantias para o controle efetivo do cessar-fogo.
As negociações para a conversa entre os dois presidentes começaram em uma reunião da alta cúpula diplomática dos países no dia 18 de fevereiro, em Riad, quando foram restabelecidos os canais diplomáticos entre Washington e Moscou com a finalidade de encontrar uma saída pacífica para o conflito.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала