'Foi uma conversa muito séria': o que se sabe sobre o diálogo entre Rússia e EUA em Riad?
11:49 18.02.2025 (atualizado: 11:58 18.02.2025)
© Foto / Ministério das Relações Exteriores da Rússia / TelegramConversas entre Rússia e EUA em Riad, na Arábia Saudita

Nos siga no
Hoje (18) foram realizadas as conversas entre as delegações da Rússia e dos EUA em Riad sobre as questões de encerramento do conflito na Ucrânia, relações bilaterais entre os países e as preparações para o encontro dos líderes dos dois Estados.
Do lado russo, a reunião contou com a presença do ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e do assessor presidencial Yuri Ushakov, enquanto Washington foi representado pelo secretário de Estado, Marco Rubio, pelo conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, e pelo enviado da Casa Branca para o Oriente Médio, Steve Witkoff.
Segundo o assessor presidencial russo Yuri Ushakov, as negociações decorreram "bem", com uma discussão séria de todos os assuntos.
"Foi uma conversa muito séria sobre todas as questões que nós quisemos discutir", informou Ushakov.
Outras afirmações do lado russo em decorrência das negociações:
A Rússia e os EUA concordaram em considerar os interesses uns dos outros e promover as relações bilaterais, porque as duas partes têm interesse nisso;
É improvável que o encontro entre presidentes Vladimir Putin e Donald Trump ocorra na próxima semana, é difícil dizer sobre datas específicas, precisa de muito trabalho duro;
Moscou e Washington trabalharão para criar um ambiente para que os líderes se reúnam;
As partes explicaram um ao outro suas abordagens principais sobre a situação na Ucrânia;
Equipes separadas de negociadores russos e norte-americanos iniciarão os contatos sobre a Ucrânia no devido tempo;
Putin decidirá quem fará parte da equipe de negociação da Rússia, enquanto os Estados Unidos ainda não indicaram seus representantes;
Ainda é difícil dizer se as posições de Moscou e Washington estão se aproximando, porém houve conversas em Riad sobre isso.
Por sua vez, o Departamento de Estado afirmou que os EUA e a Rússia concordaram, durante uma reunião em Riad, em criar condições para futuras cooperações e investimentos após a resolução do conflito na Ucrânia.
© Foto / Maria Zakharova/TelegramChegada da delegação russa para conversas com autoridades do governo dos EUA em Riad

Chegada da delegação russa para conversas com autoridades do governo dos EUA em Riad
© Foto / Maria Zakharova/Telegram
"Concordamos em preparar o terreno para a cooperação futura em questões de interesse geopolítico mútuo e as oportunidades econômicas e de investimento históricas que surgirão de uma conclusão bem-sucedida do conflito na Ucrânia", enfatizou o Departamento de Estado dos EUA.
Além disso, o Departamento de Estado destacou que os lados concordaram em criar um mecanismo de consulta com o objetivo de normalizar o trabalho das missões diplomáticas de ambos os países.
© Getty Images / Anadolu/Saudi Arabia Foreign MinistryChegada do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio (centro) para conversas com autoridades russas em Riad

Chegada do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio (centro) para conversas com autoridades russas em Riad
© Getty Images / Anadolu/Saudi Arabia Foreign Ministry
"Concordamos em estabelecer um mecanismo de consulta para tratar de problemas nas relações bilaterais com o objetivo de tomar as medidas necessárias para normalizar o trabalho de nossas missões diplomáticas", acrescentou.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, também sublinhou que:
Trabalho para resolução do conflito ucraniano exige diplomacia complexa e intensa durante longo tempo;
O fim do conflito na Ucrânia só é possível com o acordo de todos os lados, devendo as condições serem "aceitáveis";
Donald Trump deseja terminar o conflito ucraniano de modo justo e evitar a sua renovação "em 2 ou 3 anos";
O futuro do processo das negociações sobre a Ucrânia será determinado pela vontade das partes de "manter suas promessas", que será visto nas próximas semanas.
Em 12 de fevereiro Putin e Trump conduziram uma conversa telefônica que durou quase uma hora e meia. De acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, os líderes discutiram questões relacionadas ao intercâmbio de cidadãos da Rússia e dos EUA, bem como a resolução da situação na Ucrânia.