- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Negociações entre Rússia e EUA em Riad podem abordar mais do que apenas a Ucrânia, diz especialista

© Sputnik / Sergei BobylevAtiradores de morteiro do corpo de voluntários do batalhão de forças especiais ArBat na região de Kursk.
Atiradores de morteiro do corpo de voluntários do batalhão de forças especiais ArBat na região de Kursk. - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2025
Nos siga no
As negociações entre as delegações russas e norte-americanas na Arábia Saudita, que acontecem na terça-feira (18) e são cruciais para a possível preparação de um encontro entre os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump, podem abranger mais do que o conflito na Ucrânia, sugeriu o analista político Konstantin Blokhin à Sputnik.
O assessor presidencial russo Yuri Ushakov e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, chegaram a Riad na noite desta segunda (17). Lavrov declarou anteriormente que a parte russa deseja "ouvir" seus parceiros norte-americanos durante a reunião.

"Embora essa reunião esteja sendo apresentada como intermediária, na verdade, ela é fundamental. O futuro encontro entre Putin e Trump dependerá do resultado dessas discussões. Essas delegações estarão trabalhando em detalhes sobre questões concretas", afirmou Konstantin Blokhin.

Vladimir Zelensky discursa em uma entrevista coletiva durante uma cúpula da UE em Bruxelas. Bélgica, 19 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2025
Panorama internacional
Análise: ataque contra estação de petróleo de consórcio internacional revela 'desespero' de Zelensky
Na opinião do especialista, as negociações abordarão questões globais, incluindo a Ucrânia e, possivelmente, o Oriente Médio, levando em conta o local do encontro. Além disso, podem tratar da questão mais técnica sobre a nomeação de um embaixador russo nos EUA.

"As condições são favoráveis. Como o diálogo será conduzido a portas fechadas, com tantos problemas em jogo, ninguém sabe. No entanto, a posição dos EUA sobre a Ucrânia já mudou, passando de uma tentativa de impor uma derrota estratégica sob [o ex-presidente Joe] Biden para uma tentativa de congelamento do conflito sob Trump. Biden simplesmente nos ignorava completamente, enquanto os atuais [representantes de Trump] estão pelo menos dispostos a negociar."

Analista concluiu que a questão é: "sob quais condições e qual será o resultado dessas negociações? Mas o que está claro é que essa reunião é crucial e servirá como base para um futuro encontro entre Trump e Putin."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала