- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista afirma que instituições internacionais como o TPI 'são um fardo pós-colonial'

© Sputnik / Aleksei VitvitskyPrédio do Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, Países Baixos, em 9 de novembro de 2018
Prédio do Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, Países Baixos, em 9 de novembro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 02.06.2025
Nos siga no
O Tribunal Penal Internacional (TPI) perdeu seu valor institucional sob a ótica do projeto africano, afirmou à Sputnik o jurista queniano e ativista pan-africano Patrick Loch Otieno Lumumba.
Não é de hoje que especialistas no direito internacional tecem duras críticas ao TPI, afirmando que o tribunal tem sido instrumentalizado como uma arma de coação política pelos países centrais no panorama internacional.
Recentemente, foi a vez da Hungria submeter uma consulta ao parlamento para autorizar a saída do país do Estatuto de Roma, o documento que regula seus signatários a partir deste sistema jurídico.
Falando à Sputnik, o jurista Patrick Loch Otieno Lumumba afirmou que o tribunal tem sido especialmente utilizado por países europeus para lidar com líderes africanos.
"Em muito pouco tempo, [o Tribunal Penal Internacional] tornou-se um tribunal usado principalmente por potências ocidentais e europeias para lidar com africanos e líderes africanos errantes. E acredito que, em muitos aspectos, o Tribunal Penal Internacional perdeu seu valor", disse Lumumba.
O primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán (E) e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu apertam as mãos após uma declaração à imprensa no Mosteiro Carmelita no Castelo de Buda em Budapeste, Hungria, 3 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2025
Panorama internacional
Ministro das Relações Exteriores de Israel elogia Hungria por saída do TPI
Líderes do Sudão, da Líbia e do Quênia já foram submetidos a investigações no tribunal, que culminaram na expedição de alguns mandados de prisão. Entretanto, para Lumumba, submeter a ordem africana a instrumentos ocidentais, cujo passado colonial fere profundamente a estrutura sociopolítica africana, já não pode encontrar espaço nos dias de hoje.

"Não podemos mais arcar com o fardo e o luxo de ter instituições pós-coloniais e neocoloniais sendo impostas à África e usadas para humilhar os africanos", afirmou o jurista.

No dia 20 de maio, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, afirmou que o TPI representa hoje um exemplo de como os mecanismos de justiça internacional não devem ser construídos.
"Considerando as críticas sérias, cada vez mais direcionadas ao Tribunal Penal Internacional, gostaria de destacar um de seus méritos inquestionáveis. Mérito por contradição", disse Medvedev ao postular que o tribunal se tornou um instrumento de agressão neocolonial.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

ExpandirFechar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала