https://noticiabrasil.net.br/20250605/forum-no-rj-amplia-parceria-academica-entre-brasil-russia-e-belarus-videos-40057137.html
Fórum no RJ amplia parceria acadêmica entre Brasil, Rússia e Belarus (VÍDEOS)
Fórum no RJ amplia parceria acadêmica entre Brasil, Rússia e Belarus (VÍDEOS)
Sputnik Brasil
Evento reúne acadêmicos dos três países no intuito de estreitar laços de cooperação e desenvolver pesquisas conjuntas que possam fortalecer a construção de um... 05.06.2025, Sputnik Brasil
2025-06-05T17:30-0300
2025-06-05T17:30-0300
2025-06-05T19:10-0300
notícias do brasil
brasil
rio de janeiro
rússia
sul global
sputnik brasil
brics
liga das universidades do brasil, rússia e bielorrússia
evento
mundo multipolar
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e9/06/05/40056981_0:240:1280:960_1920x0_80_0_0_c525acd6273070d2fd9bc1b78f2cd134.jpg
Reitores de várias universidades do país participaram, nesta quinta-feira (5), da segunda edição da Liga das Universidades do Brasil, Rússia e Bielorrússia, no Rio de Janeiro (RJ).O evento ocorreu no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e precede o Fórum de Reitores do BRICS, marcado para os dias 6 e 7 deste mês.O encontro tem como objetivo compartilhar experiências, desenvolver pontos em comum e ampliar a cooperação científica e pesquisas conjuntas entre os países. A proposta é mostrar que o conhecimento não tem fronteiras e que a colaboração acadêmica entre países do Sul Global, principalmente no âmbito do BRICS, pode ajudar a superar os desafios da atualidade.Em entrevista à Sputnik Brasil, o professor do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica da UFRJ e coordenador especial de relações para a Federação da Rússia na Superintendência Geral de Relações Internacionais da universidade, Fabio Krykhtine, ressaltou que o evento é na verdade "um encontro entre amigos".Henrique Domingues, chefe adjunto do Fórum Internacional dos Municípios BRICS, afirmou à Sputnik Brasil que o encontro é muito importante para consolidar as relações acadêmicas e fortalecer os laços de amizade entre os povos de Brasil, Rússia e Belarus.Para além do intercâmbio acadêmico, científico e tecnológico que se estabelece entre as comunidades docentes desses países, "nós também temos a condição de construir relações de longo prazo entre Brasil, Rússia e Belarus através da juventude desses três países", afirmou.Domingues acrescenta que a iniciativa, "sem sombra de dúvidas, fortalece a construção do novo mundo multipolar".Igor Maksimtsev, reitor da Universidade Estadual de Economia de São Petersburgo, diz à Sputnik Brasil ter chegado o momento "em que os países do Sul Global e a Rússia devem trabalhar de forma muito mais próxima".Ele avalia que a atuação brasileira no BRICS é muito importante e que Brasil e Rússia são duas grandes potências, "o Brasil no continente da América Latina, e a Rússia, no continente europeu".Segundo o reitor da universidade de São Petersburgo, a juventude é "o futuro de qualquer país". Por isso é importante que exista esse intercâmbio de estudantes, cientistas e professores."Isso possibilita realizar pesquisas científicas conjuntas, desenvolver tecnologias em parceria, que vão ajudar nossos países a avançar mais rapidamente, e deixar de depender do que ditam países que tentam mais nos prejudicar do que ajudar", afirmou.Maksimtsev disse também ter plena certeza de que o encontro "trouxe uma carga emocional muito positiva para todos" e elogiou a organização do evento e a "hospitalidade dos amigos brasileiros".Ele observou que nos últimos dias visitou universidades e que ficará "feliz em expandir a cooperação", pois isso permite pensar e seguir adiante. "Acredito que estamos no caminho certo, pois sempre é muito gratificante quando há um resultado concreto."
https://noticiabrasil.net.br/20250318/parceria-brasil-russia-na-danca-o-impacto-do-bolshoi-na-formacao-de-jovens-talentos-video-38871079.html
brasil
rio de janeiro
sul global
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2025
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e9/06/05/40056981_0:0:1280:960_1920x0_80_0_0_11917095f5507517bfd4cfa488e48a6e.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
brasil, rio de janeiro, rússia, sul global, sputnik brasil, brics, liga das universidades do brasil, rússia e bielorrússia, evento, mundo multipolar , universidades, educação, pesquisas, exclusiva, cooperação multilateral, multipolaridade
brasil, rio de janeiro, rússia, sul global, sputnik brasil, brics, liga das universidades do brasil, rússia e bielorrússia, evento, mundo multipolar , universidades, educação, pesquisas, exclusiva, cooperação multilateral, multipolaridade
Fórum no RJ amplia parceria acadêmica entre Brasil, Rússia e Belarus (VÍDEOS)
17:30 05.06.2025 (atualizado: 19:10 05.06.2025) Especiais
Evento reúne acadêmicos dos três países no intuito de estreitar laços de cooperação e desenvolver pesquisas conjuntas que possam fortalecer a construção de um mundo multipolar.
Reitores de várias universidades do país participaram, nesta quinta-feira (5), da segunda edição da Liga das Universidades do Brasil, Rússia e Bielorrússia, no Rio de Janeiro (RJ).
O evento ocorreu no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e precede o Fórum de Reitores do BRICS, marcado para os dias 6 e 7 deste mês.
O encontro tem como objetivo compartilhar experiências, desenvolver pontos em comum e ampliar a
cooperação científica e pesquisas conjuntas entre os países. A proposta é mostrar que o conhecimento não tem fronteiras e que
a colaboração acadêmica entre países do Sul Global, principalmente no âmbito do BRICS, pode ajudar a superar os desafios da atualidade.
Em entrevista à Sputnik Brasil, o professor do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica da UFRJ e coordenador especial de relações para a Federação da Rússia na Superintendência Geral de Relações Internacionais da universidade, Fabio Krykhtine, ressaltou que o evento é na verdade "um encontro entre amigos".
"Estamos aqui reunidos hoje com grandes laços de cooperação, fazendo um evento muito importante para o desenvolvimento científico dos países, acadêmicos, tentando ampliar os projetos comuns, as relações de mobilidade e a troca de experiências."
Henrique Domingues, chefe adjunto do Fórum Internacional dos Municípios BRICS,
afirmou à Sputnik Brasil que o encontro é muito importante para consolidar as relações acadêmicas e
fortalecer os laços de amizade entre os povos de Brasil, Rússia e Belarus.
Para além do intercâmbio acadêmico, científico e tecnológico que se estabelece entre as comunidades docentes desses países, "nós também temos a condição de construir relações de longo prazo entre Brasil, Rússia e Belarus através da juventude desses três países", afirmou.
"Que hoje consolidam e performam no âmbito dos países BRICS, Brasil e Rússia como membros fundadores, membros plenos, e Belarus recém-admitida como parceira oficial [do grupo]."
Domingues acrescenta que a iniciativa, "sem sombra de dúvidas, fortalece a construção do novo mundo multipolar".
Igor Maksimtsev, reitor da Universidade Estadual de Economia de São Petersburgo, diz à Sputnik Brasil ter chegado o momento "em que os países do Sul Global e a Rússia devem trabalhar de forma muito mais próxima".
Ele avalia que a
atuação brasileira no BRICS é muito importante e que Brasil e Rússia são duas grandes potências,
"o Brasil no continente da América Latina, e a Rússia, no continente europeu".
Segundo o reitor da universidade de São Petersburgo, a juventude é "o futuro de qualquer país". Por isso é importante que exista esse intercâmbio de estudantes, cientistas e professores.
"Isso possibilita realizar pesquisas científicas conjuntas, desenvolver tecnologias em parceria, que vão ajudar nossos países a avançar mais rapidamente, e deixar de depender do que ditam países que tentam mais nos prejudicar do que ajudar", afirmou.
Maksimtsev disse também ter plena certeza de que o encontro "trouxe uma carga emocional muito positiva para todos" e elogiou a organização do evento e a "hospitalidade dos amigos brasileiros".
Ele observou que nos últimos dias visitou universidades e que ficará "feliz em expandir a cooperação", pois isso permite pensar e seguir adiante. "Acredito que estamos no caminho certo, pois sempre é muito gratificante quando há um resultado concreto."
"E esse resultado são os formandos de nossos programas educacionais conjuntos. Isso nos dá esperança em um futuro de boa cooperação entre nossos países. Por isso, é com enorme respeito que estamos aqui hoje e trabalhamos com prazer desde cedo até tarde, porque isso nos dá confiança para olhar para o futuro e expandir nossos contatos científicos e educacionais."
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).