- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista: mudanças na ordem mundial fazem do TPI 'um mecanismo totalmente disfuncional'

© AP Photo / Peter DejongTribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, Países Baixos
Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, Países Baixos - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2025
Nos siga no
Diante da transição para uma ordem mundial multipolar, o Tribunal Penal Internacional (TPI) revela fragilidade e perda de legitimidade, segundo o pesquisador cubano Luis René Fernández Tabío, que aponta viés político e ineficácia diante de conflitos como o de Gaza.
Falando à Sputnik, o professor e pesquisador do Centro de Pesquisas Econômicas Internacionais da Universidade de Havana em Cuba, Luis René Fernández Tabío, destacou que as mudanças globais que moldam a construção de uma nova ordem mundial estão convergindo para a multipolaridade.

"O contexto atual está em transformação e tende à multipolaridade, mas não conseguiu estabelecer uma institucionalização global nessas condições. Caminha nessa direção; há evidências desses interesses, mas há diferentes interpretações dessa ordem anterior, que não é mais capaz de governar e que inclui todas essas instituições, incluindo o Tribunal Penal Internacional", afirmou o analista.

O especialista também destaca que se observam vieses dentro do TPI, influenciados principalmente por sua composição ou pelas visões políticas e ideológicas de seus participantes. Esses paradigmas, acrescenta, não correspondem à realidade mundial.
‼ EUA impõem sanções a quatro juízes do TPI sob pretexto de abuso de poder - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2025
Panorama internacional
EUA impõem sanções a 4 juízas do TPI sob pretexto de abuso de poder

"É bastante evidente que, neste momento histórico de grandes confrontos, guerras e conflitos entre grandes potências, e de enormes disputas pela reconfiguração da ordem e dos princípios das relações internacionais, um órgão de justiça supostamente global, o Tribunal Penal Internacional, perde validade e significado e se torna um reflexo dos problemas contemporâneos", acrescenta Fernández Tabío.

Como exemplo, ele cita o caso de Israel e sua operação na Faixa de Gaza. Nesse sentido, ele ressalta que organizações como o TPI são incapazes de atuar, dada a cobertura que recebem de grandes países, "com legado imperialista e projeção e apoio visível a Tel Aviv nessas ações brutais".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала