- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Tribunal Penal Internacional sob questionamento: critérios distintos na aplicação da justiça

© Sputnik / Aleksei VitvitskyPrédio do Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, Países Baixos, em 9 de novembro de 2018
Prédio do Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, Países Baixos, em 9 de novembro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2025
Nos siga no
O Tribunal Penal Internacional (TPI) aplica uma espécie de critérios diferentes, não considerando todas as violações da lei igualmente relevantes, disse em conversa com a Sputnik Juan Venturino, analista argentino de assuntos internacionais.
"A Corte acaba refletindo uma estrutura de poder anacrônica, porque já foi desconsiderada pela Rússia e pelos EUA, que hoje são duas das principais potências do mundo", comentou o analista.
Recentemente, o Departamento de Estado dos EUA informou que a administração de Donald Trump impôs sanções contra quatro juízes do TPI "por politização e abuso de poder" da entidade.
"O TPI não presta contas a ninguém nem admite auditorias, o que acaba alimentando suspeitas sobre uma legitimidade que parece cada vez mais desprestigiada", considerou o especialista.
O vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação da Rússia, Dmitry Medvedev, fala na sessão plenária no âmbito do XI Fórum Jurídico Internacional em São Petersburgo. - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2025
Panorama internacional
Medvedev: TPI demonstra como os mecanismos de justiça internacional não devem ser organizados
Venturino disse que, enquanto o TPI "não se cansa de punir com mão dura" países da América Latina ou da África, a entidade não afronta outras nações que lhe são mais afins.
Anteriormente, o jurista queniano e ativista africano Patrick Loch Otieno Lumumba disse à Sputnik que o TPI perdeu seu valor institucional sob a ótica do projeto africano, acrescentando que o Tribunal tem sido especialmente utilizado por países europeus para lidar com líderes africanos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала