- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OPEP+ e contratos de longo prazo viabilizam a estabilidade energética global, diz vice-premiê russo

© AFP 2023 / ANDREY GOLOVANOVUm trabalhador da gigante russa de gás e petróleo Gazprom trabalha no campo petrolífero de condensados de petróleo e gás Novoprtovskoye em Cape Kamenny, na linha costeira do golfo de Ob, no sudeste de uma península no distrito autônomo de Yamalo-Nenets, 250 km norte da cidade de Nadym, norte da Rússia, 18 de fevereiro de 2015
Um trabalhador da gigante russa de gás e petróleo Gazprom trabalha no campo petrolífero de condensados de petróleo e gás Novoprtovskoye em Cape Kamenny, na linha costeira do golfo de Ob, no sudeste de uma península no distrito autônomo de Yamalo-Nenets, 250 km norte da cidade de Nadym, norte da Rússia, 18 de fevereiro de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2025
Nos siga no
Vice-premiê russo Aleksandr Novak afirma que apenas contratos duradouros e parcerias responsáveis — destacando o fornecimento confiável da Rússia — garantem fornecimento energético estável. Ele elogiou a OPEP+ por manter a eficiência da produção em meio a sanções e instabilidade geopolítica.
O vice-primeiro-ministro da Rússia, Aleksandr Novak, afirmou que somente contratos de longo prazo e relações de parceria responsáveis podem assegurar o fornecimento estável de recursos energéticos ao mundo.
Em entrevista ao jornal Vedomosti, às vésperas do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF) de 2025, Novak destacou a Rússia como um fornecedor confiável de petróleo, gás, gás natural liquefeito (GNL) e carvão, ressaltando a importância desses recursos diante da crescente demanda global.
Segundo o vice-premiê, os recentes apagões na Espanha e em Portugal evidenciam a necessidade de garantir eletricidade a preços acessíveis, o que também depende da oferta estável de matérias-primas energéticas.

"Todos os termos contratuais são observados. Dadas as realidades atuais do mundo, somente contratos de longo prazo e relacionamentos responsáveis podem garantir um fornecimento estável", afirmou.

Trabalhador da construção civil russo fala ao celular durante cerimônia que marca o início da construção do gasoduto Nord Stream, na baía de Portovaya, a noroeste de São Petersburgo. Rússia, 9 de abril de 2010 - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2025
Panorama internacional
Hungria e Eslováquia consideram inaceitável rejeição à importação de energia da Rússia
Novak também defendeu o papel da OPEP+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e associados) como mecanismo essencial para manter a eficiência da produção de petróleo e das receitas estatais da Rússia, especialmente diante da pressão das sanções ocidentais e à instabilidade no Oriente Médio.

"O atual mecanismo do acordo é a ferramenta mais eficaz", disse, acrescentando que a OPEP+ continuará a desempenhar um papel de coordenação no mercado global.

O SPIEF 2025 será realizado de 18 a 21 de junho em São Petersburgo, sob o tema "Valores compartilhados: a base do crescimento em um mundo multipolar". O grupo de mídia Rossiya Segodnya, do qual a Sputnik faz parte, é o parceiro de mídia oficial do evento.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала