- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: Irã pode se reunir com representantes dos EUA e planeja discutir cessar-fogo com Israel

© AP Photo / Vahid SalemiManifestantes carregam cartazes dos principais comandantes iranianos mortos nos ataques israelenses de sexta-feira em Teerã, durante o feriado muçulmano xiita de Eid al-Ghadir, em Teerã, Irã, 14 de junho de 2025
Manifestantes carregam cartazes dos principais comandantes iranianos mortos nos ataques israelenses de sexta-feira em Teerã, durante o feriado muçulmano xiita de Eid al-Ghadir, em Teerã, Irã, 14 de junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2025
Nos siga no
O Irã pode aceitar o convite para negociações feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e quer discutir um possível cessar-fogo com Israel, informou o The New York Times, citando um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores iraniano.
Junto com o cessar-fogo, segundo a mídia norte-americana, o Irã também estaria pronto para discutir seu programa nuclear com os Estados Unidos.
Na quarta-feira, Trump se recusou a dar uma resposta clara sobre se escolherá atacar as instalações nucleares iranianas e quando, e reiterou que deu a Teerã um "ultimato final" para se render após um ataque israelense ao país.
Eleitora segura cartaz com imagens do ex-líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, à direita, e seu primo e sucessor Hashem Safieddine, perto de uma seção eleitoral durante as eleições municipais na cidade de Nabatieh, sul do Líbano, 24 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2025
Panorama internacional
Guerra com o Irã pode se tornar pretexto para Israel atacar o Líbano, diz fonte do Hezbollah

Situação na região

Na noite de sexta-feira (13), as Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram uma operação em larga escala contra o Irã. A Força Aérea israelense atingiu alvos militares e instalações do programa nuclear. As autoridades israelenses afirmaram que a operação visou impedir uma ameaça à existência do Estado judeu.
De acordo com informações militares e de inteligência israelenses, o Irã se aproximou do "ponto sem retorno" na criação de armas nucleares. Segundo a mídia iraniana, alguns militares iranianos de alto escalão e vários cientistas nucleares foram mortos nos ataques. Os bombardeios também tiveram como alvo instalações nucleares em Natanz, Fordow e Isfahan, bases militares iranianas no noroeste do país.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, classificou os ataques contra o Irã como um crime e afirmou que Israel enfrentaria um "destino amargo e terrível". A República Islâmica lançou a Operação Promessa Verdadeira 3 em resposta aos ataques das FDI.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала