- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã confirma ataque israelense ao complexo nuclear de Arak, diz Organização de Energia Atômica

© AP PhotoFumaça sobe do prédio da televisão estatal do Irã após um ataque israelense em Teerã, Irã, na segunda-feira, 16 de junho de 2025.
Fumaça sobe do prédio da televisão estatal do Irã após um ataque israelense em Teerã, Irã, na segunda-feira, 16 de junho de 2025.
 - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2025
Nos siga no
Israel atacou o complexo nuclear na área da cidade iraniana de Arak, informou a Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI) nesta quinta-feira (19).
Mais cedo, as Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram que suas forças aéreas atacaram o reator nuclear inativo em Arak e uma instalação nuclear na cidade de Natanz durante a noite.

"[Israel] continuando com suas agressões e ações que violam o direito internacional, que proíbe ataques a instalações nucleares, atacou o reator de pesquisa e o complexo de água pesada em Arak nesta manhã", afirmou a OEAI, citada pela agência de notícias Tasnim.

A organização também notificou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre o incidente, acrescentando que a agência internacional não havia tomado nenhuma medida em relação a ataques anteriores a outras instalações nucleares no Irã.
Steve Bannon se encontra com apoiadores após se apresentar à justiça, na cidade de Danbury, Connecticut (EUA), em 1º de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2025
Panorama internacional
Se EUA entrarem na guerra, isso pode levar à desintegração do Irã, adverte ex-conselheiro de Trump
Na última terça-feira (17), o portal Axios noticiou que os EUA estão considerando a possibilidade de transferir para Israel bombas antibunker como forma de pressionar o Irã.

"Trump considera as bombas antibunker necessárias para destruir a instalação subterrânea de enriquecimento de urânio de Fordow, bombas que os EUA têm, mas Israel não tem, como uma alavanca para obrigar o Irã a firmar o acordo", diz a publicação.

Se Israel obtiver ajuda dos EUA com o armamento, observadores internacionais acreditam que a situação na região possa escalar ainda mais, deixando o mundo à beira de uma crise sem precedentes.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала