- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia e Venezuela criarão grupo para coordenar medidas anti-sanções, diz vice-ministro à Sputnik

© Sputnik / Vitaly BelousovO Grande Palácio do Kremlin (à direita, em segundo plano) e a Catedral da Anunciação (em primeiro plano), em Moscou
O Grande Palácio do Kremlin (à direita, em segundo plano) e a Catedral da Anunciação (em primeiro plano), em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2025
Nos siga no
Vice-ministro venezuelano diz que, apesar da pressão, Moscou e Caracas estão demonstrando resiliência contra as sanções ocidentais e encontrando formas eficazes de apoio mútuo.
Rússia e Venezuela criarão um grupo de trabalho para combater sanções. A informação foi dada pelo vice-ministro de Política Anti-Sanções venezuelano, William Castillo, em entrevista à Sputnik à margem do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF).
"Estamos implementando o memorando assinado no ano passado pelos ministros das Relações Exteriores dos nossos países e já nomeamos os copresidentes do grupo: do lado russo, o Ministério das Finanças; do nosso, o meu departamento [o Ministério da Política Anti-Sanções da Venezuela]. A Rússia já formou uma equipe, estamos concluindo a formação da nossa", disse Castillo.
Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco dos BRICS, durante sessão plenária do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, Rússia, 19 de junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2025
Panorama internacional
Não é multilateralismo que impede desenvolvimento, mas o hegemonismo, diz Dilma à Sputnik
A primeira reunião do grupo ocorrerá nos próximos meses, com objetivo de desenvolver uma estratégia e soluções práticas para neutralizar as consequências das sanções. A reunião será dedicada à troca de dados de pesquisa, interação acadêmica, organização de eventos conjuntos e coordenação de posições em plataformas internacionais.
Castillo observou que Moscou e Caracas, apesar da pressão, estão demonstrando resiliência e encontrando formas eficazes de apoio mútuo. O vice-ministro afirmou ainda que Moscou e Caracas estão apresentando uma frente unida na luta contra as sanções na ONU e que a interação com a Rússia é de fundamental importância para promover iniciativas no cenário internacional e proteger os direitos dos países que foram submetidos a agressões econômicas.
Segundo Castillo, as restrições dos EUA e aliados violam os direitos humanos básicos e a soberania econômica. Ele frisou que o plano de recuperação da Venezuela inclui o desenvolvimento de alianças com China, Rússia e Turquia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала