- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Não há 'acordo' sobre qualquer cessar-fogo, diz chanceler iraniano

© AP Photo / Khalil HamraO ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, ouve discursos enquanto participa da reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da Organização de Cooperação Islâmica, em Istambul, Turquia, 21 de junho de 2025
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, ouve discursos enquanto participa da reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da Organização de Cooperação Islâmica, em Istambul, Turquia, 21 de junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2025
Nos siga no
O chanceler Abbas Araghchi afirmou em suas redes sociais na noite desta segunda-feira que não há um acordo para cessar as operações militares.

"Israel iniciou a guerra contra o Irã, não o contrário". No entanto, se o regime israelense cessar sua agressão ilegal contra o povo iraniano até, no máximo, às 4h da manhã, horário de Teerã, não temos intenção de continuar nossa resposta depois disso", escreveu o chanceler na rede social X.

Donald Trump com assessores na Sala de Situação da Casa Branca, enquanto bombas caem sobre o Irã. Washington, D.C., julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2025
Panorama internacional
Trump anuncia cessar-fogo completo entre Israel e Irã
Mais cedo, o Irã lançou vários mísseis contra bases militares norte-americanas no Oriente Médio, incluindo a estrutura de Al-Udeid, no Catar, considerada a maior do país na região. Contudo, Trump agradeceu ao Irã por ter avisado com antecedência que faria o ataque, o que "possibilitou que nenhuma vida fosse perdida e ninguém se ferisse".
Horas depois, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou mais cedo que o acordo de cessar-fogo previsto para entrar em vigor nas próximas horas.
Conforme comunicado divulgado por Trump nas redes sociais, a interrupção dos ataques aéreos será completa e total. O conflito entre Israel e Irã, as duas maiores potências militares do Oriente Médio, já dura 12 dias e provocou o temor de uma ampla e duradoura guerra na região, já desestabilizada pela situação na Faixa de Gaza.
Depois de mais de uma semana de ataques mútuos entre Irã e Israel, os Estados Unidos anunciaram a entrada no conflito no último sábado (21), quando realizaram bombardeios contra estruturas do programa nuclear iraniano. A situação recebeu críticas de países como Brasil, Rússia e China, que ressaltaram o possível acirramento da crise no Oriente Médio.
Como reflexo do ataque, o parlamento do Irã aprovou o fechamento do estreito de Ormuz via marítima, localizado entre Irã e Omã, e que conecta o golfo Pérsico ao golfo de Omã e ao mar Arábico, por onde passa cerca de 20% de todo o petróleo do mundo.
Segundo números mais recentes divulgados pelo Irã, desde o início da ofensiva israelense no dia 13 de junho, pelo menos 400 pessoas morreram no país e mais de 3 mil ficaram feridas. Do lado israelense, autoridades apontam pelo menos 25 mortos em ataques iranianos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала