- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Assassinatos de cientistas no Irã não vão interromper programa nuclear, diz fonte

© AP Photo / IRIB Centrífugas na instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, cerca de 322 km ao sul de Teerã, capital iraniana, em 17 de abril de 2021 (imagem extraída de vídeo divulgado pela emissora estatal iraniana IRIB)
Centrífugas na instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, cerca de 322 km ao sul de Teerã, capital iraniana, em 17 de abril de 2021 (imagem extraída de vídeo divulgado pela emissora estatal iraniana IRIB) - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2025
Nos siga no
Os assassinatos de cientistas nucleares iranianos por Israel não impedirão o desenvolvimento do programa nuclear da República Islâmica, disse uma fonte do setor de segurança iraniano à Sputnik.
"De fato, perdemos vários especialistas excepcionais. Israel começou a 'caçar' nossos cientistas muito antes do conflito atual. Mas, apesar dessas perdas, o programa nuclear do Irã não parou — e certamente não vai parar agora", disse a fonte.
A situação no Oriente Médio se agravou a partir de 13 de junho, quando Israel lançou uma operação em larga escala contra o Irã, acusando o país persa de desenvolver um programa nuclear militar secreto.
Teerã retaliou lançando a operação Promessa Verdadeira III, atingindo alvos militares em Israel. No último domingo (22), os EUA atacaram três instalações nucleares iranianas em Natanz, Fordow e Isfahan, se juntando à campanha de Israel contra o Irã. Trump disse após o ataque que Teerã "deve agora concordar em encerrar esta guerra" ou enfrentar consequências muito mais graves.
Equipes de resgate trabalham no local de uma explosão após ataque israelense em Teerã. Irã, 13 de junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2025
Panorama internacional
Ataque de Israel mina acordo nuclear e fortalece política de resistência do Irã, avalia analista
O Irã nega a dimensão militar de seu programa nuclear. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não encontrou evidências concretas de que o Irã tenha um programa ativo de armas nucleares, conforme afirmou o diretor-geral Rafael Grossi em 18 de junho.
Avaliações da inteligência americana chegaram a uma conclusão semelhante de que o Irã não estava buscando ativamente armas nucleares, informou a CNN em 17 de junho, citando fontes. O ex-embaixador do Reino Unido no Uzbequistão e ativista de direitos humanos, Craig Murray, disse à Sputnik que o Irã tem sido "extraordinariamente responsável e paciente" nos últimos anos, apesar das ações de Israel.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала