- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em retaliação à decisão da PF, gestão Trump proíbe entrada de Moraes e ministros do STF nos EUA

© Foto / Antonio Augusto/STFMinistro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, durante sessão da Primeira Turma. Brasília, Distrito Federal, 24 de junho de 2025.
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, durante sessão da Primeira Turma. Brasília, Distrito Federal, 24 de junho de 2025. - Sputnik Brasil, 1920, 18.07.2025
Nos siga no
Em um movimento visto por especialistas como uma "retaliação à PF", o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rúbio, anunciou, nesta sexta-feira (18), a suspensão do visto do ministro Alexandre de Moraes e outros membros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na sua decisão, Rúbio considera que a Corte criou um complexo de perseguição e censura contra o ex-presidente Jair Bolsonaro — este, defendido com bastante frequência nos últimos dias pelo presidente norte-americano. Especialistas e até o próprio presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já retrucaram as defesas de Trump a favor de Bolsonaro.
Inclusive, o chefe do Executivo brasileiro afirmou recentemente que se Trump, após ter incitado a invasão do Capitólio e questionado as eleições das quais saiu derrotado, estivesse no Brasil, passaria por uma investigação e não silenciaria o judiciário como fez em território norte-americano.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fala com a imprensa após colocar tornozeleira eletrônica, na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal, em Brasília, em 18 de julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 18.07.2025
Notícias do Brasil
Bolsonarismo pode capitalizar operação contra Jair, mas momento é de Lula, afirma analista

Trump e Bolsonaro

Ao longo da semana, Donald Trump voltou a se posicionar em defesa de Jair Bolsonaro.
Questionado por jornalistas na Casa Branca, ele afirmou que, apesar de não ser amigo pessoal, conhece Bolsonaro e o considera um líder que atuou com firmeza em prol de seu país.
"Não é como se ele fosse meu amigo. Ele é alguém que eu conheço. Sei que ele representa milhões de brasileiros, são ótimas pessoas. Ele ama o país e lutou muito por essas pessoas. E eles querem prendê-lo. Acho que isso é uma caça às bruxas e acho muito lamentável."
A declaração veio após a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação de Bolsonaro por três crimes: tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e participação em organização criminosa.
Os crimes vêm na esteira da trama para tentar impedir a posse de Lula em 2022, que, de acordo com a PGR, tem Bolsonaro como protagonista e contou com o apoio de militares. O ex-presidente nega envolvimento.
A Polícia Federal, cumprindo uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), realizou, na manhã desta sexta-feira (18), uma operação que teve como alvo endereços ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
O ministro do STF Alexandre de Moraes impôs uma série de medidas cautelares, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de contato com investigados da Justiça, diplomatas estrangeiros ou embaixadores e a impedição do uso de redes sociais. Moraes também impediu que Jair se comunique com o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), seu filho, que está nos Estados Unidos há algumas semanas, agindo em defesa do pai.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала