- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã substitui todos os sistemas de defesa aérea danificados durante ataque israelense, diz mídia

CC BY 4.0 / Tasnim / The Iranian Navy (cropped photo)Míssil de cruzeiro iraniano Talayieh, exibido no Irã em 24 de dezembro de 2023
Míssil de cruzeiro iraniano Talayieh, exibido no Irã em 24 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.07.2025
Nos siga no
As Forças Armadas iranianas substituíram todos os sistemas de defesa aérea danificados durante os ataques israelenses ao Irã em junho, informou a agência de notícias IRNA neste domingo (20), citando o chefe de operações do Exército iraniano, Mahmoud Mousavi.
Alguns sistemas de defesa aérea sofreram danos, mas, graças ao esforço dos militares iranianos, os sistemas danificados foram substituídos e atualmente o espaço aéreo iraniano está completamente protegido, disse a autoridade.
No dia 13 de junho, o jornalista do Axios, Barak Ravid, relatou, citando um alto funcionário israelense, que, juntamente com os ataques aéreos, Israel realizou atos de sabotagem contra instalações de defesa aérea e de mísseis iranianas. As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram naquele dia ter atacado as bases aéreas iranianas de Hamadan e Tabriz e destruído dezenas de instalações de defesa aérea, incluindo drones e lançadores de mísseis.
Em 13 de junho, Israel lançou uma operação militar contra o Irã após acusar Teerã de buscar secretamente uma arma nuclear. Os ataques aéreos atingiram instalações nucleares e bases aéreas, matando ainda vários comandantes militares e cientistas nucleares.
Donald Trump discursa durante jantar para senadores republicanos na Sala de Jantar de Estado da Casa Branca, em Washington, D.C. EUA, 18 de julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 19.07.2025
Panorama internacional
Trump diz que vai destruir novas instalações nucleares no Irã, caso sejam construídas
O Irã rejeitou as alegações e retaliou. Os Estados Unidos realizaram um ataque único a instalações nucleares iranianas em 22 de junho. Teerã atacou a base aérea americana de Al-Udeid, no Catar, em resposta, mas afirmou que "não tinha intenção de uma nova escalada".
O presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu que o Irã havia "desabafado" ao atacar a base norte-americana no Catar, abrindo um caminho potencial para a paz no Oriente Médio. Ele anunciou que Israel e Irã haviam concordado com um cessar-fogo, que encerrou formalmente a "guerra de 12 dias" em 24 de junho.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала