- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

CSNU fará reunião para discutir conflito Tailândia × Camboja; Itamaraty se diz 'preocupado' com escalada

© AP Photo / Exército Real TailandêsFoto divulgada pelo Exército Real Tailandês mostra um soldado tailandês ferido que pisou em uma mina terrestre sendo transportado de avião para um hospital na província de Ubon Ratchathani, Tailândia, em 23 de julho de 2025
Foto divulgada pelo Exército Real Tailandês mostra um soldado tailandês ferido que pisou em uma mina terrestre sendo transportado de avião para um hospital na província de Ubon Ratchathani, Tailândia, em 23 de julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 24.07.2025
Nos siga no
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) realizará uma reunião sobre a escalada das tensões entre a Tailândia e o Camboja na próxima sexta-feira (25), a portas fechadas, informou a missão diplomática do Paquistão, país que atualmente preside o órgão, à Sputnik. O encontro está marcado para as 19h00, no horário de Brasília.
Por meio de nota, o governo brasileiro expressou preocupação, nesta quinta-feira (24), com a intensificação dos enfrentamentos militares, que têm ocorrido na região fronteiriça entre os dois países. Em comunicado oficial, o Itamaraty lamentou as perdas de vidas humanas e os impactos negativos sobre a população civil local.

"Brasil apela aos governos da Tailândia e do Camboja que exerçam máxima contenção, evitem a escalada das tensões e busquem solução negociada para o diferendo de fronteira, pela via do diálogo e com pleno respeito ao direito internacional."

A nota enfatizou a necessidade de uma abordagem pacífica e diplomática para a resolução do conflito.
Maria Zakharova, representante do Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia, participa do Fórum Econômico do Oriente em Vladivostok - Sputnik Brasil, 1920, 24.07.2025
Panorama internacional
Zakharova: 'A Rússia está preocupada com a situação na fronteira entre Tailândia e Camboja'
Nesta quinta, o ministro da Saúde Pública da Tailândia, Somsak Thepsuthin, afirmou que 11 civis, incluindo duas crianças, e um soldado foram mortos em ataques com foguetes Grad do Camboja. O ataque também atingiu cinco hospitais, com um projétil alvejando diretamente um prédio hospitalar na província de Surin.

Disputa antiga

A longa disputa entre Tailândia e Camboja pelo templo de Preah Vihear, do século XI, patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), intensificou-se drasticamente hoje (24). Após semanas de tensão crescente, devido a incidentes com minas terrestres e subsequentes expulsões diplomáticas mútuas, ataques de artilharia pesada e foguetes eclodiram perto de templos na fronteira.
Além das 12 mortes da parte da Tailândia, as autoridades de quatro províncias que fazem fronteira com o Camboja anunciaram a evacuação de moradores em meio à escalada, informou o jornal The Nation.
Bangkok enviou caças F-16 para realizar ataques aéreos, de acordo com as Forças Armadas do país. Segundo o Ministério das Relações Exteriores tailandês, Phnom Penh respondeu com lançadores de foguetes BM-21. Publicações em redes sociais mostraram os danos causados pela artilharia a uma loja de conveniência e a um posto de gasolina na Tailândia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала