- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Zakharova: 'A Rússia está preocupada com a situação na fronteira entre Tailândia e Camboja'

© Sputnik / Grigory Sysoev / Acessar o banco de imagensMaria Zakharova, representante do Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia, participa do Fórum Econômico do Oriente em Vladivostok
Maria Zakharova, representante do Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia, participa do Fórum Econômico do Oriente em Vladivostok - Sputnik Brasil, 1920, 24.07.2025
Nos siga no
A Rússia está preocupada com a situação na fronteira entre a Tailândia e o Camboja e pede que as partes em conflito estabeleçam diálogo, disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta quinta-feira (24).

"O lado russo expressa preocupação com a escalada do conflito e apela às partes para que exerçam moderação e estabeleçam diálogo, com o objetivo de resolver as contradições entre Tailândia e Camboja por meios pacíficos", disse Zakharova em comunicado.

Nesta quinta, o ministro da Saúde Pública da Tailândia, Somsak Thepsuthin, afirmou que 11 civis, incluindo duas crianças, foram mortos em ataques com foguetes Grad do Camboja. O ataque também atingiu cinco hospitais, com um deles alvejando diretamente um prédio hospitalar na província de Surin.
Povo tailandês vê os danos do hospital Phanom Dong Rak depois que o Camboja disparou projéteis de artilharia na província de Surin, Tailândia, quinta-feira, 24 de julho de 2025. - Sputnik Brasil, 1920, 24.07.2025
Panorama internacional
'Não haverá confronto armado em larga escala': analista avalia tensões entre Tailândia e Camboja

Disputa antiga

A longa disputa entre Tailândia e Camboja sobre o Templo de Preah Vihear, do século XI, Patrimônio Mundial da UNESCO, intensificou-se drasticamente nesta quinta-feira (24). Após semanas de tensão crescente — devido a incidentes com minas terrestres e subsequentes expulsões diplomáticas mútuas —, ataques de artilharia pesada e foguetes eclodiram perto de templos na fronteira.
A Al Jazeera noticiou, citando o Ministério da Saúde tailandês, que os bombardeios mataram pelo menos 11 civis e um soldado na Tailândia. As autoridades de quatro províncias tailandesas que fazem fronteira com o Camboja anunciaram a evacuação de moradores em meio à escalada, informou o jornal The Nation.
A Tailândia enviou caças F-16 para realizar ataques aéreos, de acordo com as forças armadas do país. Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Tailândia, o Camboja respondeu com lançadores de foguetes BM-21. Publicações em redes sociais mostraram os danos causados por artilharia a uma loja de conveniência 7-Eleven e a um posto de gasolina na Tailândia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала