- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA não têm plano para negociações de controle de armas com a Rússia, diz especialista

© AP Photo / Alexander ZemlianichenkoA embaixada dos EUA com uma bandeira nacional dos EUA, vista atrás de um prédio com uma bandeira nacional russa em Moscou, Rússia, 5 de novembro de 2024
A embaixada dos EUA com uma bandeira nacional dos EUA, vista atrás de um prédio com uma bandeira nacional russa em Moscou, Rússia, 5 de novembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2025
Nos siga no
Os Estados Unidos não possuem qualquer plano para negociações sobre controle de armas nucleares e estabilidade estratégica com a Rússia, afirmou o diretor-executivo da Arms Control Association (Associação de Controle de Armas, na tradução para português), Daryl Kimball, à Sputnik.
"Embora o presidente Donald Trump e o presidente Vladimir Putin tenham declarado interesse em retomar o diálogo sobre controle de armas nucleares e estabilidade estratégica, não há negociações em andamento nem plano algum por parte da Casa Branca", disse Kimball.
O especialista lembrou que o último tratado vigente que limita os arsenais nucleares dos Estados Unidos e da Rússia, o Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (New START), vai expirar em menos de 200 dias, em fevereiro de 2026.
Míssil lançado de um sistema como parte de um teste de míssil balístico intercontinental baseado em terra lançado da instalação de Plesetsk, no noroeste da Rússia, em 9 de dezembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 05.08.2025
Panorama internacional
Fim da moratória russa sobre mísseis é resposta clara à postura ocidental, diz especialista
Kimball afirmou estar confiante de que o desarmamento nuclear é possível e necessário. No entanto, ressaltou que é necessário "buscar negociações de boa-fé sobre medidas eficazes relativas à cessação da corrida armamentista nuclear o mais cedo possível".
"Os Estados com armas nucleares estão gastando dezenas de bilhões de dólares por ano para modernizar, aprimorar e, no caso da China, expandir seus arsenais nucleares letais, como se tivessem a intenção de manter essas armas indefinidamente", acrescentou Kimball.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала