- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Traidor de 125 milhões de brasileiros', dispara Lula sobre Eduardo Bolsonaro

© AP Photo / Eraldo PeresPresidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva fala durante evento no Palácio do Planalto. Brasília (DF), 1º de agosto de 2025
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva fala durante evento no Palácio do Planalto. Brasília (DF), 1º de agosto de 2025  - Sputnik Brasil, 1920, 08.08.2025
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (8), que as atitudes do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) são dignas de um movimento traidor do patriotismo.
Segundo o chefe do Executivo brasileiro, o ex-presidente Jair Bolsonaro pediu para o filho ir aos Estados Unidos para solicitar apoio a um golpe de Estado no Brasil.

"Em pleno século XXI, um presidente ignorante e chucro, que mandou o filho dele ir para os EUA pedir para os americanos dar golpe neste país. Ele vai saber o que vai custar isso porque vai ter um processo. […] Esse moleque é traidor de 215 milhões de brasileiros com o prejuízo que os EUA estão dando para este país", disparou o presidente durante um evento em que anunciava investimentos do governo no estado do Acre.

Supostas irregularidades

O Tribunal de Contas da União (TCU) pediu à Câmara dos Deputados que apure os indícios de irregularidades quanto ao financiamento público ao deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) durante sua estadia nos Estados Unidos.
Eduardo Bolsonaro quer sanções globais contra Moraes - Sputnik Brasil, 1920, 05.08.2025
Notícias do Brasil
Eduardo Bolsonaro quer sanções globais contra Moraes
Segundo informações veiculadas na Folha de S.Paulo, a Corte também requisitou que a Câmara comunique ao órgão, ao fim das análises, quais foram as conclusões e as medidas adotadas.

Ações do governo dos EUA

Na quarta-feira (30), o Tesouro dos EUA incluiu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na lista de restrições do departamento, acusando o ministro de "campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam direitos humanos e processos politizados — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro", investigado nos processos da trama golpista.
Também na quarta, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou o tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras. A taxação, que excluiu cerca de 700 produtos, como suco de laranja e itens de aviação, entrou em vigor na quarta-feira (6).
Sobre as taxações, e sem citar o deputado federal Eduardo Bolsonaro — filho do ex-presidente, que está nos EUA há alguns meses fazendo lobby contra o julgamento do pai e se dizendo um dos responsáveis pelas medidas contra o Brasil —, Moraes declarou que o objetivo dos investigados é "provocar instabilidade e abrir caminho para um novo ataque".
"Assumem, inclusive nas redes sociais, a intermediação com um governo estrangeiro para impor medidas econômicas contra o Brasil, como a taxação de 50% dos produtos brasileiros nos Estados Unidos."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала