- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Washington ativa sua carta militar contra a América Latina: a soberania da região está em risco?

© AP Photo / Alex BrandonO Comandante Assistente do Corpo de Fuzileiros Navais, General Eric Smith, fala com os Fuzileiros Navais dos EUA do 2º Grupo de Logística da Marinha de Camp Lejeune, N.C., enquanto eles se alistam no Memorial do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, 23 de fevereiro de 2023
O Comandante Assistente do Corpo de Fuzileiros Navais, General Eric Smith, fala com os Fuzileiros Navais dos EUA do 2º Grupo de Logística da Marinha de Camp Lejeune, N.C., enquanto eles se alistam no Memorial do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, 23 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2025
Nos siga no
A revelação pela imprensa norte-americana de que a Casa Branca havia autorizado o uso de forças militares contra cartéis de drogas na América Latina desencadeou uma onda de reações na região e reacendeu antigos temores sobre a doutrina intervencionista de Washington.
Oswaldo Espinoza, especialista em geopolítica e relações internacionais, disse à Sputnik que essa medida "representa uma flagrante violação da soberania nacional". Ele também observou que sua implementação só seria possível com o apoio de nações da região "ao serviço dos Estados Unidos".

"A fratura política que divide o continente é evidente e, sem dúvida, se agravaria nesse cenário; os governos soberanos de nossa América veriam essa situação como a forma mais extrema e perversa de alinhamento político, um modelo de submissão, vassalagem e traição nacional incompatível com os tempos modernos e comparável apenas ao passado colonial e servil que ainda emana de nossas feridas abertas", disse ele.

O primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan (à direita), e o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, durante visita de chefes de Estado da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) a São Petersburgo. Rússia, 26 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.08.2025
Panorama internacional
Soberania em jogo: encontro Armênia-Azerbaijão nos EUA sela ocupação ocidental no Cáucaso?
O analista também observou que, dado o atual momento de transição geopolítica global, em que os EUA têm visto sua influência global minada, é previsível que o país "tente assegurar sua área geográfica de influência mais próxima por todos os meios".
"A fera está ferida, está recuando e perdendo terreno, mas é justamente isso que a torna mais imprevisível, irascível e potencialmente violenta", comentou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала