- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pesando no bolso: parlamentar dos EUA diz que vai apresentar projeto de lei para isentar café de tarifa

© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagensPreço do café cai pela primeira vez em 18 meses
Preço do café cai pela primeira vez em 18 meses - Sputnik Brasil, 1920, 14.08.2025
Nos siga no
O congressista democrata norte-americano Ro Khanna anunciou, nesta quinta-feira (14), que pretende apresentar uma proposta de lei com o objetivo de eliminar as tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre a importação de café.
Conforme declarou em uma publicação na rede social X, a proposta contará com o apoio de parlamentares também do Partido Republicano, ao qual pertence o presidente Donald Trump.

"Vou apresentar uma legislação bipartidária para revogar as tarifas sobre o café. Produzimos menos de 1%, e essas tarifas sobre o Brasil, Vietnã, Indonésia e Colômbia representam um imposto de 15% a 20% sobre os americanos logo no começo do dia. Qualquer pessoa que esteja sempre com uma xícara de café na mão odeia esse imposto!", escreveu Khanna.

Desde 6 de agosto, as exportações de café do Brasil aos Estados Unidos passaram a ser submetidas a uma tarifa de 50%, medida que integra o pacote de aumentos tarifários promovido por Trump.
O Brasil é o principal exportador individual de café para o mercado norte-americano, respondendo por uma fatia que oscila entre 20% e 30%, a depender da colheita. Além disso, o país representa 12% da oferta de açúcar de cana e 9% da carne bovina importada pelos EUA.
Donald Trump não quer introduzir novas sanções contra a Rússia. Sua prioridade é a diplomacia, diz Casa Branca - Sputnik Brasil, 1920, 14.08.2025
Panorama internacional
'Péssimo parceiro comercial', dispara Trump contra o Brasil ao defender Bolsonaro
A imposição da nova tarifa gerou apreensão entre os setores que dependem da importação desses produtos brasileiros.
Em 30 de julho, o Tesouro dos EUA incluiu o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na lista de restrições do departamento, acusando-o de "campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam direitos humanos e processos politizados, inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro", investigado nos processos da trama golpista após as eleições de 2022.
No mesmo dia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou o tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras. A taxação, que excluiu cerca de 700 produtos, como suco de laranja e itens de aviação, entrou em vigor na quarta-feira passada (6).
Sobre as taxações, e sem citar o deputado federal Eduardo Bolsonaro — filho do ex-presidente, que está nos EUA há alguns meses fazendo lobby contra o julgamento do pai e se dizendo um dos responsáveis pelas medidas contra o Brasil —, Moraes declarou que o intuito dos investigados é "provocar instabilidade e abrir caminho para um novo ataque".
"Assumem, inclusive nas redes sociais, a intermediação com um governo estrangeiro para impor medidas econômicas contra o Brasil, como a taxação de 50% dos produtos brasileiros nos Estados Unidos."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала