- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo Lula monitorará protestos e possíveis motins para o 7 de setembro, diz fonte à Sputnik

© flickr.com / Ricardo Stuckert / PR Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Reunião Ministerial. Palácio do Planalto, Brasília (DF), em 26 de agosto de 2025
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Reunião Ministerial. Palácio do Planalto, Brasília (DF), em 26 de agosto de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2025
Nos siga no
Especiais
Às margens do início do julgamento da trama golpista, na qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros réus são suspeitos de participar de um plano para abolir o Estado Democrático de Direito, o governo federal, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reforçará a segurança do Planalto e dos Poderes no próximo domingo (7).
Segundo um auxiliar do Planalto, diante da possibilidade de protestos capitaneados por bolsonaristas chegarem ao Planalto e à Praça dos Três Poderes, "segurança e monitoramento tanto das redes sociais quanto do endereço físico" serão reforçadas em Brasília e outras cidades.

"Os motins também estão sendo observados. Precisamos avaliar os riscos para não deixar passar as coisas [referindo-se aos protestos mais violentos]", assuntou outra fonte à Sputnik Brasil.

Segundo outra fonte palaciana, também pesou no reforço a pressão que o governo dos Estados Unidos vem fazendo na forma de tarifas e sanções, como ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Essas iniciativas podem "inflamar" manifestações, relata à reportagem.
Fachada do condomínio Solar de Brasília, onde mora e cumpre prisão domiciliar o ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília (DF). Brasil, 7 de agosto de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2025
Notícias do Brasil
Às vésperas do julgamento, carreata pró-Bolsonaro em Brasília tem pouca adesão

Julgamento

O ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete ex-integrantes do governo federal foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por cinco crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado.
Os réus fazem parte do chamado núcleo crucial e serão julgados pela Primeira Turma do STF. A PGR solicita que, em caso de condenação, as penas sejam cumulativas. Entre os acusados estão ex-ministros, militares e assessores próximos de Bolsonaro, como Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid e Walter Braga Netto.
Os crimes imputados incluem tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. As penas variam de seis meses a até 17 anos por crime, dependendo de agravantes, como uso de armas e envolvimento de agentes públicos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала