- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Após ataques de Tarcísio contra STF, Gilmar Mendes reage e diz que 'não há ditadura da toga'

© Foto / Tânia Rêgo / Agência BrasilGilmar Mendes participa do seminário "Liberdade de Expressão, Redes Sociais e Democracia", no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas (FGV). Rio de Janeiro (RJ), 13 de março de 2023
Gilmar Mendes participa do seminário Liberdade de Expressão, Redes Sociais e Democracia, no Centro Cultural da Fundação Getulio Vargas (FGV). Rio de Janeiro (RJ), 13 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2025
Nos siga no
Durado ato que reuniu apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (9), o governador Tarcísio de Freitas (PL) fez críticas contundentes ao Supremo Tribunal Federal (STF), principalmente contra o ministro Alexandre de Moraes.
No discurso, Tarcísio afirmou que o Brasil vive sob uma "ditadura de um Poder sobre o outro" e declarou ainda que "não vamos aceitar que nenhum ditador diga o que temos que fazer", sob gritos do público de "fora, Moraes".

"Por que é que vocês estão gritando isso? Talvez porque ninguém aguente mais. Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo neste país", afirmou, ao sair em defesa do ex-presidente Bolsonaro e dizer que a tentativa de golpe de Estado em 2022 nunca existiu.

Em reação às declarações do governador paulista, o ministro Gilmar Mendes saiu em defesa do STF como "guardião da Constituição e do Estado de Direito" ao impedir retrocessos e preservar garantias fundamentais.
"No Dia da Independência, é oportuno reiterar que a verdadeira liberdade não nasce de ataques às instituições, mas do seu fortalecimento. Não há no Brasil 'ditadura da toga', tampouco ministros agindo como tiranos", afirmou na rede social X.
Dia da Independência do Brasil, Avenida Paulista, em São Paulo (SP), 7 de setembro de 2025. - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2025
Notícias do Brasil
Manifestações de 7 de Setembro dividem São Paulo entre defesa de soberania e clamor por anistia

'Perigos do autoritarismo'

Sem citar diretamente o ex-presidente Bolsonaro, o ministro Gilmar Mendes exemplificou como um dos perigos do autoritarismo os milhões de mortos no Brasil ao longo da pandemia da Covid-19 diante da negligência das autoridades na época.

"Basta recordar o passado recente de nosso país: milhares de mortos em uma pandemia, vacinas deliberadamente negligenciadas por autoridades, ameaças ao sistema eleitoral e à separação de Poderes, acampamentos diante de quartéis pedindo intervenção militar, tentativa de golpe de Estado com violência e destruição do patrimônio público, além de planos de assassinato contra autoridades da República", acrescentou.

Por fim, o ministro do STF afirmou que o Brasil "não aguenta mais as sucessivas tentativas de golpe que, ao longo de usa história, ameaçaram a democracia e a liberdade do povo".
"É fundamental que se reafirme: crimes contra o Estado Democrático de Direito são insuscetíveis de perdão! Cabe às instituições puni-los com rigor e garantir que jamais se repitam".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала