- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Ato pela anistia e em apoio ao ex-presidente Bolsonaro reúne 42 mil pessoas no Rio

© Flávio Bolsonaro/Reprodução redes sociaisApoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participam de ato a favor da anistia na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. 7 de setembro de 2025
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participam de ato a favor da anistia na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. 7 de setembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2025
Nos siga no
Conforme estimativa do grupo Monitor do Debate Político, formado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), mais de 42 mil pessoas se reuniram neste domingo (7) na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, em defesa da anistia e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por tentativa de golpe de Estado.
O ato contou com a participação de figuras como o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL-RJ), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador Cláudio Castro (PL). Em um trio elétrico, eles defenderam o projeto de lei que prevê a anistia aos presos pelos ataques contra as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023, pauta que também pode beneficiar o ex-presidente caso ele seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro Alexandre de Moraes, que é relator do caso, foi duramente criticado e o senador pediu que os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) colocam em votação a proposta que prevê "anistia ampla, irrestrita e geral".
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado de autoridades e políticos durante o desfile pelo Dia da Independência em Brasília, 7 de setembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2025
Notícias do Brasil
'Brasil Soberano': desfile cívico de 7 de Setembro movimenta Esplanada e marca união entre Poderes
"Se o presidente Alcolumbre quiser pautar essa meia anistia, nós não vamos aceitar e vamos apresentar um projeto nosso", declarou. O ato ocorreu em meio às comemorações do Dia da Independência em todo o Brasil. A estimativa sobre o público presente tem margem de erro de 12 pontos percentuais.
Em meio ao público, também foram vistas bandeiras dos Estados Unidos levadas por defensores do presidente norte-americano Donald Trump, que no último mês determinou que os produtos importados do Brasil passam a ser tarifados em 50%, com exceção de algumas categorias.
Já no Centro do Rio de Janeiro, ocorreu o tradicional desfile cívico-militar e ainda o Grito dos Excluídos, que teve como mote o protesto de mães de jovens mortos durante ações policiais no Estado fluminense.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала