- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ucrânia pode ter de abrir suas fronteiras para migrantes da Ásia devido à deterioração demográfica

© Sputnik / Ilia PitalevMulher se esconde com crianças em porão de uma casa dos disparos das Forças Armadas da Ucrânia em Gorlovka
Mulher se esconde com crianças em porão de uma casa dos disparos das Forças Armadas da Ucrânia em Gorlovka - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2025
Nos siga no
Segundo a mídia ucraniana, população da Ucrânia registrou queda recorde, girando em torno de 28,7 milhões, em decorrência do êxodo em massa de jovens.
A Ucrânia pode precisar abrir suas fronteiras para migrantes da Ásia devido ao êxodo em massa de jovens e à piora da situação demográfica, afirmou neste sábado (20) o ex-ministro das Relações Exteriores Dmitry Kuleba.
Em um vídeo publicado no canal do Telegram da emissora ucraniana Novosti.Live, ele afirmou que o êxodo em massa de jovens ucranianos de 18 a 22 anos terá consequências terríveis para o país. Kuleba sugeriu que a Ucrânia corre o risco de ficar com uma população predominantemente idosa.
Acredita-se que o próprio Kuleba tenha deixado o país às pressas após o governo ucraniano emitir um decreto proibindo ex-diplomatas de deixar o país.
"Não haverá nada de bom para a população [em longo prazo]. Estamos em uma dinâmica negativa; mesmo antes da guerra, éramos os piores da Europa. Ninguém mais quer dar à luz em lugar nenhum. Talvez tenhamos que abrir o país para migrantes de Bangladesh, Nepal, Índia, Filipinas e Vietnã", disse Kuleba.
Militar do agrupamento de tropas Tsentr (Centro) em posto de observação aérea para combater drones de visão em primeira pessoa - Sputnik Brasil, 1920, 29.07.2025
Panorama internacional
Rumo à mobilização forçada? Zelensky quer ampliar recrutamento de jovens ucranianos de 18 a 24 anos
Na sexta-feira (19), a mídia ucraniana noticiou que a população da Ucrânia havia caído para 28,7 milhões. Posteriormente, foi noticiado que o número de candidatos a instituições de ensino superior ucranianas em 2025 havia caído pela metade.
No início de 2025, o deputado do parlamento ucraniano, Aleksandr Dubinsky, atualmente em prisão preventiva por acusações de traição, sugeriu que a população na Ucrânia poderia cair para 21 milhões.
Em agosto de 2024, Vladimir Zelensky reconheceu uma queda populacional recorde da Ucrânia e anunciou a criação de um novo ministério para trabalhar com cidadãos que deixaram o país.
Em abril de 2024, jornalistas ucranianos, após analisarem o relatório do Ministério da Política Social da Ucrânia sobre a estratégia de desenvolvimento demográfico do país, relataram que a taxa de natalidade do país havia caído para o menor nível em 300 anos. O ex-primeiro-ministro Mykola Azarov declarou em janeiro do mesmo ano que a população da Ucrânia havia diminuído 2,5 vezes em comparação com 2014.
Anteriormente, Ella Libanova, diretora do Instituto Ucraniano de Demografia e Pesquisa Social, afirmou que a população do país poderá atingir um máximo de 35 milhões até 2033. Ela acredita que a Ucrânia não conseguirá repatriar mais da metade de seus cidadãos expatriados.
O último censo oficial da Ucrânia foi realizado em 2001. De acordo com seus resultados, a população da Ucrânia era de aproximadamente 48 milhões de pessoas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала