- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA devem interromper imediatamente a escalada de tensões com a Venezuela, declara Rússia na ONU

© AP Photo / Mary AltafferEmbaixador da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, fala durante um encontro do Consleho de Segurança da ONU, em 18 de abril de 2018
Embaixador da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, fala durante um encontro do Consleho de Segurança da ONU, em 18 de abril de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2025
Nos siga no
Os Estados Unidos, com seus ataques a navios venezuelanos, buscam uma mudança de regime no país, disse o embaixador russo nas Nações Unidas, Vasily Nebenzya, na sexta-feira (10).
A Rússia condena firmemente os ataques estadunidenses contra embarcações marítimas civis perto das costas da Venezuela, enfatizou ele.
"A Rússia condena energicamente ataques contra buques civis, calificando-os de flagrantes violações do direito internacional e dos direitos humanos", declarou Nebenzia.
O diplomata frisou que "Washington deve cessar imediatamente a escalada sob pretextos fictícios e não cometer um erro irreparável de fazer uma ação militar contra a Venezuela".

"Colegas, não nos enganemos. Hoje, estamos lidando com uma campanha descarada para exercer pressão política, militar e psicológica sobre o governo de um Estado independente, com o único objetivo de derrubar um regime que os EUA não gostam. Isso está sendo feito de acordo com o conjunto tradicional de ferramentas das revoluções coloridas e guerras híbridas que milhões de pessoas em todo o mundo já sofreram", disse Nebenzya em uma sessão do Conselho de Segurança da ONU solicitada pela Venezuela.

Trump ordena suspender contatos diplomáticos com a Venezuela, diz mídia - Sputnik Brasil, 1920, 07.10.2025
Trump ordena suspender contatos diplomáticos com a Venezuela, diz mídia
Nesta quarta-feira (7) O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, instruiu seu enviado especial, Richard Grenell, a interromper as negociações com o governo de Nicolás Maduro, segundo o The New York Times.

A decisão ocorre em meio a uma crescente tensão no Caribe, onde Washington intensificou operações contra supostas "lanchas do narcotráfico" vindas da Venezuela, resultando em várias mortes.

Para justificar essas ações, a Casa Branca informou ao Congresso que o país está em um "conflito armado não declarado" contra cartéis de drogas, enquanto Caracas declarou estado de comoção exterior e mobilizou milícias para proteger a soberania nacional.
As Forças Armadas dos EUA realizaram pelo menos quatro ataques no mar do Caribe contra embarcações que supostamente transportavam drogas ilegais, o mais recente em 3 de outubro, próximo à costa da Venezuela. Pelo menos 21 indivíduos, ainda não identificados, foram mortos, de acordo com autoridades americanas.
Nos últimos dias, Trump também aventou a possibilidade de ataques terrestres.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала