- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Sul Global 'assume protagonismo climático' enquanto Norte se cala, vaticina presidente da COP30

© Foto / Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência BrasilO secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e Presidente da COP30, Embaixador, André Corrêa do Lago fala durante o lançamento da Carta da Presidência da COP30, em 10 de março de 2025
O secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e Presidente da COP30, Embaixador, André Corrêa do Lago fala durante o lançamento da Carta da Presidência da COP30, em 10 de março de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2025
Nos siga no
O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, apontou que enquanto os países do Sul Global demonstram disposição política e cobram recursos para enfrentar a crise climática, as nações ricas, em especial a Europa, permanecem silenciosas.
Em coletiva concedida nesta segunda-feira (13), Corrêa do Lago apontou a ausência de compromissos atualizados por parte do Norte Global e defendeu que é o Sul quem está hoje "direcionando o planeta" em busca de soluções concretas. Declaração ocorre a menos de 30 dias da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em Belém (PA).

"A Europa não se manifestou. [...] Nós estamos diante de um momento do Sul Global", afirmou o diplomata, reforçando a expectativa de que a COP30 não apenas eleve o nível de ambição climática, mas também destrave o financiamento internacional: ponto crítico para que os países em desenvolvimento consigam cumprir suas metas ambientais.

Segundo o embaixador, as manifestações até o momento vêm, em sua maioria, de países em desenvolvimento. China, Índia, Paquistão e diversas nações insulares se comprometeram a reforçar os esforços climáticos, apoiando a presidência brasileira e a importância da conferência.
No entanto, Corrêa do Lago destacou a falta de respostas concretas da Europa, que ainda não apresentou uma atualização de sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), um compromisso crucial para a mitigação das emissões globais.
"A minha interpretação que se confirma é o quê? Nós estamos diante de um momento do Sul Global. É o Sul Global que tem que direcionar o planeta, o Sul Global tem que definir as prioridades do planeta", afirmou.
Porto de Belém, no estado brasileiro do Pará, vai receber navios que ampliarão capacidade de acomodação do município em 4,5 mil quartos, com vistas à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2025
Notícias do Brasil
Câmara aprova troca simbólica da capital de Brasília para Belém durante a COP30
O embaixador ainda apontou que, enquanto os países do Sul estão mais dispostos a agir, as nações do Norte seguem omissas. "O Norte Global não se manifestou. Isso é uma preocupação clara", vaticinou.
A falta de recursos também foi um ponto central na fala de Corrêa do Lago, que mencionou diversas nações do Sul Global enfrentando dificuldades para implementar suas metas.
O Suriname, por exemplo, relatou a necessidade de bilhões de dólares para sua adaptação às mudanças climáticas, enquanto países insulares também pediram apoio financeiro.
"Nós temos compromisso e vontade de fazer, mas nos falta o recurso. O que precisamos é de dinheiro para executar os planos que sabemos que funcionam", alegou o diplomata.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала