- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Coronel dos EUA declara que entende por que a Rússia lançou a operação militar na Ucrânia

© Sputnik / Yevgeny BiyatovMilitares russos do destacamento de paraquedistas com complexo de mísseis portáteis durante ações na área de Kherson
Militares russos do destacamento de paraquedistas com complexo de mísseis portáteis durante ações na área de Kherson - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2025
Nos siga no
O chefe de gabinete do secretário de Estado do EUA Colin Powell, o coronel aposentado do Exército dos EUA Lawrence Wilkerson, disse em entrevista à Sputnik que entende claramente por que o presidente russo, Vladimir Putin, lançou a operação militar especial.
"Teve sérios problemas com qualquer dos nossos esforços [para puxar a Ucrânia para a OTAN] que empreendemos. E quando eu soube que estávamos fazendo grandes esforços para levar a Ucrânia à OTAN, e liderar esse processo em 2005, 2006, e começar a puxá-la ativamente em 2011, 2012, 2013 e 2014, eu pensei que estávamos loucos, totalmente loucos", disse Wilkerson.
"E, no entanto, ambas as administrações – republicana e democrata – estavam a puxando. Eu pensei que não fazia nenhum sentido", acrescentou.
Ao mesmo tempo, ele expressou a opinião de que o presidente russo, Vladimir Putin, viu uma ameaça existencial para a Rússia nas tentativas de incluir a Ucrânia na OTAN.
Vladimir Zelensky durante coletiva de imprensa em Budapeste. Hungria, 7 de novembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2025
Panorama internacional
Zelensky estaria disposto a 'grandes sacrifícios' para manter o poder, afirma jornalista alemão

"É por isso que ele tomou medidas. E, como eu disse antes, como um militar profissional, eu entendo claramente por que ele tomou as medidas", enfatizou Wilkerson.

A Rússia lançou a operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que seu objetivo era "proteger as pessoas que por oito anos foram submetidas a abusos e genocídio pelo regime de Kiev".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала