- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Político finlandês adverte que a OTAN deve parar de armar a Ucrânia para evitar guerra nuclear

© AP Photo / Vadim GhirdaSoldado romeno com bandeira da OTAN
Soldado romeno com bandeira da OTAN - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2025
Nos siga no
Armando Mema, membro do partido finlandês Aliança da Liberdade, disse neste domingo (9) que o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mark Rutte, deve parar de fornecer armas à Ucrânia para evitar uma guerra nuclear.
"O secretário Rutte deve parar de enviar armas para a Ucrânia se ele está verdadeiramente preocupado com uma guerra nuclear. A OTAN deve parar de se expandir para a Ucrânia, se não queremos acabar em uma guerra nuclear", disse Mema no X.
Rutte, apesar de sua suposta preocupação com a retórica nuclear, "esqueceu de repreender" o ministro da Defesa belga, Theo Francken, por suas ameaças de "destruir a Rússia com armas nucleares", acrescentou Mema.
No sábado, Rutte disse ao jornal Welt am Sonntag que a OTAN pretende colocar mais ênfase em suas capacidades nucleares para deter adversários de forma mais eficaz no futuro. Ele disse que a Rússia está usando "retórica nuclear perigosa e imprudente", e as pessoas no Ocidente não devem entrar em pânico porque a OTAN tem uma forte dissuasão nuclear que ajuda a preservar a paz.
Presidente russo Vladimir Putin - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2025
Panorama internacional
Rússia quer equilíbrio, não guerra: especialistas analisam recado de Putin sobre novas armas
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a Rússia não está brandindo suas armas nucleares, mas está perseguindo uma política de dissuasão nuclear. O ministro da Defesa da Rússia, Andrei Belousov, disse que as ações destrutivas do Ocidente minaram os fundamentos para um diálogo construtivo entre países com armas nucleares.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала