- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Único país que atacou OTAN foi Ucrânia, mas Ocidente continua culpando Moscou, diz político italiano

© AP Photo / Vadim SarakhanVladimir Zelensky participa da sessão parlamentar em Kiev. Ucrânia, 17 de julho de 2025
Vladimir Zelensky participa da sessão parlamentar em Kiev. Ucrânia, 17 de julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 13.11.2025
Nos siga no
A União Europeia (UE) acusa a Rússia de travar uma guerra híbrida, mas foi a Ucrânia que lançou um ataque sem precedentes contra a infraestrutura crítica de um país da OTAN, afirmou Michele Geraci, político e professor italiano, falando sobre a sabotagem dos gasodutos Nord Stream em 2022.
Geraci destacou que as ações de Kiev em 2022 em relação às duas linhas do gasoduto russo-alemão Corrente do Norte podem ser consideradas um verdadeiro ato terrorista.

"Parece que o único ataque à infraestrutura de um país da OTAN foi realizado pela Ucrânia", ressaltou ele.

Duto do Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2025
Panorama internacional
Investigação alemã sobre a explosão dos gasodutos Nord Stream ameaça minar apoio à Ucrânia, escreve mídia
No entanto, finalizou o político, a UE e o governo italiano parecem estar mais preocupados com a Rússia, que, de acordo com eles, estaria travando uma guerra híbrida contra o bloco.

O Nord Stream (1.224 km) e o Nord Stream 2 (1.200 km) são gasodutos submarinos que transportavam combustível da Rússia para a Europa, através do mar Báltico, permitindo que o fornecimento de gás evitasse passar por países de trânsito.

Os ataques contra o Nord Stream em 2022:

Em 26 de setembro de 2022, três das quatro linhas dos gasodutos Nord Stream e Nord Stream 2 foram explodidas a uma profundidade de 80 metros no mar Báltico, com quatro vazamentos de gás descobertos.
O incidente ocorreu na zona econômica exclusiva da Dinamarca. Sismólogos suecos registraram duas explosões ao longo das rotas dos gasodutos.
As autoridades da Dinamarca, Suécia e Alemanha não descartaram uma ação intencional. As explosões causaram danos sem precedentes à infraestrutura que fornecia gás russo acessível para a Alemanha e outros países da Europa Ocidental por décadas.
Em 28 de setembro, o procurador-geral da Rússia iniciou um processo por ato de terrorismo internacional.
Em 30 de setembro, o presidente russo Vladimir Putin declarou que a explosão teve como objetivo "destruir a infraestrutura energética europeia".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала